Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Saiba O Que É Comida De Verdade

Publicado em 20/11/2020 - 17:31 Por Renata Monti - Artigo editado em 22/11/2020 - 16:40
destaque
Créditos da imagem: Foto Renata Monti

Nunca se usou tanto o termo "comida de verdade". Mas será que sabemos o que realmente é bacana para a nossa alimentação? A comida de "verdade" é a menos industrializada possível, fora de embalagens e latas. O lema é: "desembale menos e descasque mais". Então, isso significa que quando vamos ao mercado, vale mais optar por frutas, legumes, verduras e alimentos livres de conservantes e aditivos químicos.

Siga no Instagram@renatamonti | @viagemgourmet

A nutricionista Marileia Ragone, da Nutriforma JF, nos ajuda a entender melhor: "A comida de verdade é um alimento in natura, integral, orgânico e minimamente processado. Isso significa sem corantes, conservantes, estabilizantes. São os alimentos provenientes da natureza, que vêm de plantas e animais, o mais naturais possíveis. Esse tipo de comida tem mais fibras e sais minerais, e por esse motivo, as pessoas precisam mastigar mais e ficam por um período mais saciadas. Já as comidas industrializadas, muitas vezes são pobres em nutrientes, concentram sódio e não dão saciedade", explica a especialista.   

Um bom exemplo é o pão. Já pensou no pão de forma, que fica nas prateleiras com validade acima de um mês? Podemos substituí-lo pelo pão de padaria. Pense: se deixarmos o pãozinho francês na prateleira, com um dia ele fica murcho, e mais alguns dias mofa. Já os pães industrializados estão repletos de conservantes e, por esse motivo, ficam mais de um mês sem qualquer alteração. 


Isso também acontece com muitos outros alimentos. Os enlatados, como molhos de tomate, milho, salsicha... todos podem ser substituídos, com um pouquinho de dedicação e paciência. Tire um dia da semana para fazer o seu molho de tomate (de preferência retire a casca, pois concentra agrotóxicos) e congele em potinhos. O mesmo dá para fazer com tantos outros molhos e caldos. 

Outras alternativas são: evitar os legumes já picados (são processados), assim como as frutas. Dá ainda para investir em macarrão não instantâneo, sucos naturais, lanches preparados em casa, tudo com planejamento. A sua dieta começa no mercado. É essencial fazer um plano para seguir a sua semana e, montando um cardápio, tudo fica mais fácil.

Mas por que priorizar a comida de verdade? Para ganhar em saúde e qualidade de vida. É como diz o velho ditado: "você é aquilo que você come". 

;

;

;