Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Projeto Gastronomia e Inclusão chega a Juiz de Fora

Publicado em 25/09/2021 - 08:29 Por Renata Monti
destaque
Créditos da imagem: Fotos Ana Beatriz Freitas

Em comemoração à Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência, o projeto Gastronomia e Inclusão aportou em Juiz de Fora nos dias 23 e 24 de setembro, dando início às atividades de capacitação de pessoas com deficiência física e/ou intelectual e em vulnerabilidade social. Com o apoio do Gastrô for All, associação cultural que nasceu em Belo Horizonte, em 2017, o evento contou com bate-papos, minicursos de confeitaria, receitas e lives, em parceria com a Dispropan JF e a Rheserva Consultoria.


Como explica a coordenadora do projeto em Juiz de Fora, Ana Freitas, da Dispropan JF, a intenção é criar cursos voltados para a capacitação de pessoas com deficiência e tentar a inserção no mercado de trabalho. 


"Fizemos essa primeira semana de divulgação da Conexão Gastrô Juiz de Fora e nos surpreendemos com a receptividade de muitas empresas parceiras na cidade. O próximo passo é encontrar o nosso público-alvo para iniciarmos as capacitações. Investir nessa área é importante em qualquer profissão, e essa é a ideia. Deixar uma pitada de inclusão por onde a gente passar".

Consultoras gastronômicas do Gastrô em Belo Horizonte, Thamires do Nascimento Barbosa e Ana Luiza Furtado possuem Síndrome de Down e participaram das atividades em Juiz de Fora. Juntas criaram um drink especial para o Trade Hotel, o “Coquetel da diversidade”. O proprietário do Mr Tugas, Hugo Siqueira, também abriu os bastidores da produção da pizzaria para mostrar aos participantes como tudo funciona, sendo o primeiro estabelecimento da região a ter o selo Diversidade Gastrô.


Thamires e Ana Luiza preparando um drink no Trade Hotel

Uma das idealizadoras do projeto, Débora Cabral, relembra que com a pandemia, a iniciativa pôde alcançar públicos de outras regiões através das aulas online, o que abriu espaço para novas conexões e possibilidades. A psicóloga acredita que a gastronomia é a melhor forma de deixar a sociedade mais justa e mais empática. 


“Somos todos diferentes e somos todos iguais em essência. Um mundo com mais diversidade é melhor pra todo mundo”, defende ela.


Esse foi o primeiro passo do “Gastrô conexão JF", que ainda prevê muitas ações pautadas nesse assunto. Toda receita fica melhor com uma pitada de inclusão!



Texto: Lívia Cecon

Edição: Renata Monti


;

;

;

;

;

;