Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Festival Fartura Acontece Neste Fim De Semana Em Seis Capitais

Publicado em 11/12/2020 - 16:04 Por Renata Monti - Artigo editado em 11/12/2020 - 16:17
destaque
Créditos da imagem: Foto Divulgação Nereu Jr.

O Festival Fartura, que valoriza a gastronomia brasileira de Norte a Sul do país, ganhou uma versão nacional simultânea, que mescla programação online e um roteiro em restaurantes de seis capitais: Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Belém, Fortaleza e Porto Alegre. De 11 a 13 de dezembro, quinze duplas de chefs destas cidades criaram menus especiais com entrada, principal e sobremesa, que estarão disponíveis em seus restaurantes e para delivery no período. 


A chef Janaína Rueda, por exemplo, elaborou junto com Flávio Trombino o menu que será oferecido no Bar da Dona Onça, em São Paulo, e no Xapuri, em Belo Horizonte. Já o Rodrigo Oliveira servirá no Balaio-IMS o mesmo menu que Thiago Castanho entrega por delivery em Belém.  De SP, participam ainda Morena Leite, Mara Salles e Manuelle Ferraz. Os 30 chefs se reuniram em novembro em Belo Horizonte para criarem juntos os menus e gravarem as receitas, que estarão disponíveis na Internet.


Siga no Instagram: @renatamonti | @viagemgourmet

Durante os três dias de Festival, o site do Projeto Fartura (farturabrasil.com.br) reúne diversos conteúdos, que contribuem para a cultura gastronômica do público e trazem entretenimento. Confira a seguir a programação:

 

O chef Flávio Trombino, do Xapuri (BH), preparou prato ao lado da chef Janaína Rueda, Bar Dona Onça (SP)

LANÇAMENTO

Para o lançamento do evento, grandes chefs foram convidados. Enquanto Manu Buffara e Beth Brandão preparam um almoço, Thomas Troisgros e Fred Trindade preparam um jantar. O desenvolvimento dos pratos e interação com os chefs, bem como as receitas produzidas, foram registrados e estarão disponíveis em vídeo no site.

DICA DO CHEF

Nesta seção, os 30 chefs participantes compartilham conhecimento por meio de dicas úteis e preciosas sobre seu dia a dia na cozinha, além de curiosidades e conceitos gastronômicos.

RECEITAS DU BRASIL – DA ORIGEM AO PRATO

Por meio de lives nas redes sociais do Fartura, um chef de cada capital do Brasil ensina uma receita que valorize um produtor local. O produto utilizado estará à venda na Mercearia Fartura. Entre os participantes estão: o paraense e mago da floresta Ofir Oliveira; Mônica Rangel, do Rio de Janeiro; Lia Quinderé, representando Fortaleza; a paulista Ana Luiza Trajano, entre outros.

MERCEARIA FARTURA

Desta vez, a Mercearia Fartura também abrange todo o território nacional, com produtos à venda de pequenos produtores de todos os estados brasileiros. Serão 45 produtores, com: queijos artesanais mineiros, farofa de castanha, chambari e buchada, produtos de jabuticaba, café, cacau, cachaças entre outros.

EMPREENDEDORISMO GASTRONÔMICO

A gastronomia como negócio também é tema do Festival, com personalidades contando suas experiências e cases de sucesso neste setor em cada capital onde acontece o evento.

CULTURA

Para complementar a programação, o evento conta com 18 shows musicais online e seis apresentações teatrais, também contemplando todas as regiões do Brasil.

Programação presencial: Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre.

Programação online: www.farturabrasil.com.br

Instagram.com/FarturaBrasil

Facebook.com/FarturaBrasil

Siga no Instagram: @renatamonti | @viagemgourmet

;

;

;

;

;