Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Chef Honório Oliveira Ensina Segredos Para Preparar O Churrasco Perfeito

Publicado em 04/12/2020 - 15:07 Por Renata Monti - Artigo editado em 04/12/2020 - 15:15
destaque
Créditos da imagem: Acervo pessoal
O chef Honório Oliveira, da Churrascaria Palace, em Copacabana, é um expert em carnes. Com vasta experiência em cortes e grelha, ele comanda a cozinha do tradicional restaurante, prestes a completar 70 anos de história. Para o Viagem Gourmet, ele deu dicas preciosas de como preparar um churrasco perfeito.

Dica 1 - Compras

A carne não é naturalmente vermelha. Quando embalada a vácuo, tem a cor roxa. Portanto, fique de olho na hora das compras porque carne marrom já está em estágio de envelhecimento. Após desembalar, você vai ver que a carne ficará avermelhada, que é um processo natural por conta da oxidação. A carne ainda deve ter uma boa capa de gordura para churrasco.

Dica 2 - Sal

Não é verdade que qualquer sal serve para fazer churrasco. Além de escolher sal grosso de boa procedência, você pode batê-lo no liquidificar e peneirá-lo, para deixá-lo do tamanho de um grão de gergelim. 



Dica 3 - Descanso da carne 

Logo após ser desembalada, a carne deve descansar na geladeira por cerca de 2 a 3 horas, até mudar de cor e ficar mais vermelha. Já o corte deve ser contrário às fibras.

Dica 4 - Preparo

Na hora de salgar a carne, não dê tapas na carne, nem massageie, apenas jogue o sal por cima dela.

Dica 5 - Grelha

Não fique espetando a carne e evite ficar retirando da grelha. Sempre gire o espeto para evitar mudanças bruscas de temperatura. E se tiver uma peça de carne maior, use-a para servir os convidados, enquanto as outras vão assando só com a rotação.

;