Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Aprenda A Fazer Uma Guirlanda De Natal Comestível

Publicado em 22/12/2020 - 08:20 Por Renata Monti - Artigo editado em 22/12/2020 - 08:28
destaque
Créditos da imagem: Foto Milena Vicentini

A chef  Milena Vicentini sempre soube da sua paixão por gastronomia. Mas no último ano, especializou-se na arte da confeitaria. "Surgiu a oportunidade de fazer um curso de chocolatier no Senac do Rio de Janeiro e acabei me apaixonando pelos chocolates e pela confeitaria. Desde então, essa é minha área de pesquisa e prática", comenta. Antes da pandemia, Milena cursou confeitaria na tradicional escola francesa Le Cordon Bleu, no Rio de Janeiro. Em Juiz de Fora, ela trabalha com encomendas sob medida na Dolce Confeitaria. Os pedidos podem ser feitos pelo telefone: (32) 9999-1400. No vídeo, confira o passo a passo da guirlanda de Natal comestível:




Receita Guirlanda de Natal 

Massa de Nozes

Ingredientes:

175 gramas de farinha de trigo

45 gramas de nozes

130 gramas de manteiga gelada em cubos

45 gramas de açúcar de confeiteiro

Pitada de sal

 

Modo de preparo:

1.    No processador, junte a farinha de trigo, as nozes, a manteiga gelada e o sal e bata até que se forme uma farofa úmida - cuidado para não bater em excesso, ou a massa pode ficar dura ao invés de crocante.

2.    Acrescente o açúcar de confeiteiro e bata rapidamente para combinar – se necessário, pare para raspar a lateral do processador.

3.    Transfira a massa para a bancada e misture com as mãos apenas para que a massa fique mais lisa e uniforme.

4.    Divida a massa em duas partes e coloque uma das metades da massa sobre um papel manteiga ou tapete de silicone.

5.    Cubra com um saco plástico e, com um rolo, pressione abrindo a massa de forma uniforme do centro à borda, até que atinja cerca de 2 mm de espessura.

6.    Retire a camada de plástico de cima e corte a massa usando um cortador redondo de 20 cm ou mesmo circulando um disco dessa mesma medida.

7.    Posicionando bem ao centro, corte um disco de 10 cm de diâmetro para que se forme uma guirlanda vazada.

8.    Repita com a segunda massa.

9.    Pré aqueça o forno a 170 °C. Enquanto isso, leve ambas as camadas para o congelador por cerca de 20 minutos para que fiquem bem firmes no momento de assar.

10.  Com a massa dura, leve para assar por cerca de 20 minutos ou até que fique dourada nas laterais.

 

 

Brigadeiro de baunilha

Ingredientes:

395 g de leite condensado (1 lata)

50 g de creme de leite fresco, em lata (com soro) ou nata

50 g de leite integral

15 g de manteiga

8 gramas de extrato de baunilha (1/2 colher de chá)

 

Modo de preparo:

1.    Numa panela, junte todos os ingredientes.

2.    Leve ao fogo médio-alto e cozinhe mexendo o tempo todo com um pão duro, com o cuidado de raspar bem todos os cantinhos da panela para que o creme não empelote ao longo do cozimento.

3.    O brigadeiro levantará fervura e borbulhará; mantenha o fogo médio e vá mexendo que, aos poucos, ele ganha cremosidade e diminui de volume. Dependendo do fogão, o brigadeiro pode levar de 15 a 25 minutos para que chegue à consistência.

4.    Com o brigadeiro já no ponto desejado, transfira-o para um prato ou assadeira, tampe com plástico filme e deixe esfriar em temperatura ambiente por cerca de 6 horas.

Castanhas caramelizadas

Ingredientes:

150 gramas de castanhas (nozes, castanha-do-Pará, castanha-de-caju, avelãs, amêndoas...)

110 gramas de açúcar

 

Modo de preparo:

1.    Separe as castanhas escolhidas e corte em pedaços grandes.

2.    Prepare um silpat ou unte a bancada com manteiga.

3.    Leve o açúcar ao fogo baixo numa panela e deixe caramelizar, mexendo a panela ao invés de misturar com uma espátula para que queime por igual.

4.    Junte as castanhas picadas de uma só vez, mexa rapidamente e despeje sobre o silpat -tente espalhar o máximo que conseguir. Deixe por alguns minutos para que cristalize antes de decorar.

 

 

A decoração da Guirlanda fica a sua escolha, pode colocar vários tipos de frutas frescas, brigadeiros enrolados, entre outros.


;

;

;

;