Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Como A Tecnologia 5G Vai Impactar A Sua Vida?

Publicado em 29/12/2020 - 10:01 Por Adriano Santanna
destaque
Créditos da imagem: INTERNET
Cada vez mais utilizamos a tecnologia do bom dia ao boa noite! Nessa constante e rápida evolução, o que nos espera em 2021? Uma das apostas é a chegada do 5G, que promete inovar as nossas vidas.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), há mais linhas móveis ativas do que pessoas no Brasil. São 227 milhões de smartphones, tablets, dispositivos vestíveis e outros aparelhos para 209 milhões de brasileiros. Com a crescente demanda, a transição para o 5G será um catalisador de inovação e de novas tecnologias habilitadoras, iniciando um novo ciclo de conectividade.
O que muda?

O 4G já trouxe avanços significativos nesse segmento. Hoje é possível assistir vídeos, séries e filmes no ônibus, por exemplo, com relativa qualidade, algo que seria impossível anos atrás. Com o 5G, além de MAIS velocidade, MENOR latência (diferença na respostada transmissão de dados) e distanciamento dos sinais de TV e de outras frequências que podem causar interferências, o consumo de dados deixará de ser um gargalo. A promessa é que conteúdos de realidade virtual e realidade aumentada, que exigem mais da conexão, serão uma possibilidade para todos, em nossas mãos.

A quinta geração também permitirá que mais dispositivos (incluindo carros) se conectem ao mesmo tempo sem gerar instabilidade e perda na velocidade da conexão. Com isso, os tão falados carros autônomos serão uma realidade cada vez mais presente em nossas vias. 
O 5G também vai permitir que gestores tenham acesso rápido a diversas informações que ajudarão na administração das cidades. O controle de tráfego, a segurança pública e até a disponibilidade de serviços podem ser fortemente impactados. Cidades inteligentes vêm aí!

E tem mais! A velocidade da comunicação entre as pessoas também vai mudar. A internet 5G permite que haja transferência de dados, arquivos e informações de maneira muito mais rápida e estável, garantindo agilidade e segurança. Também evolui a nossa comunicação com dispositivos. Controles mais precisos e complexos de aparelhos de nossas casas, por meio da web, serão expandidos.

Porém, nem tudo são flores e nem todos smartphones são compatíveis para operar na rede 5G. A Motorola trouxe os primeiros aparelhos habilitados para o nosso país. Se você está pensando em trocar de celular, a dica é pesquisar as opções para desfrutar das inovações que vem por aí.

Que venha 2021 e as novidades! Como eu sempre falo, é a tecnologia a nosso favor!