Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Unimontes Constrói Laboratório De Geotecnologia Com Verbas De Emenda Do Senador Viana

Publicado em 12/04/2021 - 15:37 Por Carlos Viana
destaque
Créditos da imagem: Willer Fagundes

As obras para o Centro de Pesquisa “Geotecnologia Aplicada ao Semiárido”, da Unimontes – campus de Janaúba –  começaram em fevereiro deste ano. Os recursos para o laboratório são de emendas do senador Carlos Viana (PSD-MG). Foram enviados R$ 250 mil para investimentos na universidade. Ao todo, serão beneficiados 500 alunos.

“Muito feliz em saber que as obras já se iniciaram. Com o laboratório será possível estudar e entender melhor o solo do semeárido mineiro e com isso, desenvolvermos pesquisas aplicadas facilitando o cotidiano dos produtores rurais que plantam neste solo”, disse Viana.

De acordo com o cronograma, o Centro de Pesquisa deverá ficar pronto ainda neste ano, beneficiando os estudantes da universidade. “Do total dos recursos, cerca de R$ 174 mil serão usados na construção do laboratório e o restante para compra de equipamentos e estrutura lógica do laboratório”, disse o professor da Unimontes, Willer Fagundes.

Segundo o professor, serão beneficiados ainda com o laboratório os produtores rurais, associações, cooperativas e consultores agrícolas da região, por meio dos projetos de extensão (capacitação em geotecnologia e regularização fundiária) e pequisas (sensoriamento remoto e agricultura digital) desenvolvidas no laboratório.

A emenda do senador Carlos Viana foi enviada, em 2020, ao governo estadual, mas já com o indicativo de ser repassado a Unimontes, o que de fato ocorreu.