Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Gorutuba: 1ª Fase Da Obra Para Evitar Falta De Água No Norte De Minas Ficará Pronta Em Março

Publicado em 13/03/2021 - 11:08 Por Carlos Viana - Artigo editado em 05/04/2021 - 10:50
destaque
Créditos da imagem: Codevasf

O senador Carlos Viana (PSD), vice-líder do governo, afirmou que a primeira fase das obras do projeto Gorutuba, em Nova Porteirinha, será concluída ainda neste mês de março. Com a primeira fase pronta, já será possível evitar o desperdício de aproximadamente 50% de água que escorrem pelos canos e afetam o abastecimento de água no Norte de Minas.

“Além de economizar na água, traremos uma proteção maior para a Barragem Bico da Pedra, já que será possível manter a barragem com um fluxo menor e naturalmente aproveitar a água da chuva. Nossa preocupação hoje é resolvermos o abastecimento de água, que afeta toda a população de devesas cidades da região”, explicou Carlos Viana.

A continuação da obra chegou a ficar ameaça, já que a empresa VLI Multimodal S.A. queria cobrar cerca de R$ 200 mil, por ano, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), pela passagem dos canos subterrâneos à linha férrea. No entanto, após trabalho do senador Carlos Viana, o impasse foi resolvido.

 “Falamos com o presidente da VLI, Ernesto Pousada. O ministro Rogério Marinho também fez uma ligação para a empresa. Ela entendeu a importância do projeto e confirmou que não vai cobrar nada. Ou seja, a obra não vai parar e nós vamos poder entregar até o final de março essa primeira fase”, explicou Viana.

As obras geram cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos. Já foram liberados mais de R$ 12,5 milhões, uma parte por meio de emendas do senador Carlos Viana e outra parte por meio da Codevasf.

;

;

;

;