Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Vamos Conversar. Boas Vindas!

Publicado em 10/03/2021 - 20:34 Por Antonio Anastasia
destaque
Créditos da imagem: Divulgação

Quando recebi o convite para escrever, compartilhar textos e impressões nesse espaço, aceitei de pronto porque vi mais uma oportunidade positiva não apenas para prestar contas do trabalho que tenho realizado no Senado Federal, mas também para receber sugestões e ideias. Tenho minhas redes sociais e tenho sido bastante participativo nelas, mas essa coluna poderá ser um espaço para aprofundarmos ainda mais os debates que precisamos travar não só no Legislativo, mas com toda a sociedade.


Como todos sabem, esse é o meu primeiro mandato parlamentar. Minha atuação ao longo de toda minha trajetória sempre foi no Executivo, seja no Governo Federal, como secretário-executivo do Ministério do Trabalho e depois do Ministério da Justiça, nos Governos do Presidente Fernando Henrique; seja no Governo do Estado, como secretário de Planejamento e Gestão, Segurança Pública, depois vice-governador e governador.


Governo as ações são imediatas e ganham muita repercussão. As pessoas conseguem perceber mais a efetividade de uma decisão no seu dia a dia.


No Legislativo não. Primeiro porque o trabalho é conjunto. Um senador sozinho não consegue aprovar nada. Depois, porque esse trabalho é mais lento, exige diálogo, amadurecimento de ideias, negociação. Não se aprova uma Lei de um dia para o outro.


E, por isso, o trabalho legislativo não ganha quase nenhuma divulgação, apesar de ele ser fundamental. Por isso esse espaço para troca de impressões e debates de ideias é tão importante.


Nas minhas redes sociais não poucas as vezes eu vejo questionamentos do tipo: “Ele está lá há 6 anos. E o que ele fez?” Mesmo fazendo bastante, as pessoas não tem dimensão do trabalho e da extensão das ações do legislativo.


Não é culpa das pessoas. Apesar de eu postar sempre – não como propaganda, mas como prestação de contas que preciso fazer à sociedade mineira que me elegeu – as pessoas não conseguem acompanhar o dia a dia e os resultados do trabalho legislativo.


Mas tenho orgulho de poder dizer que estou elencado entre os parlamentares mais produtivos do Congresso Nacional, aquele com maior número de relatorias no Senado Federal, com dezenas de Leis de minha autoria e relatoria aprovados, já transformados em Lei e que tem melhorado nosso arcabouço legislativo e jurídico, felizmente.


Teremos oportunidade de discutir esses e diversos outros assuntos. Fiquem à vontade para opinar, enviar sugestões de temas. Vamos conversar.


O importante é mantermos uma interação constante. Essa coluna é nossa. Participem!


sen.antonioanastasia@senado.leg.br