Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Validade do CRLV é estendida em Minas

Publicado em 12/07/2021 - 14:13 Por Marco Antonio Rodrigues de Oliveira
destaque
Créditos da imagem: Reprodução internet.

A validade do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) de 2019 foi estendida até 31 de dezembro deste ano pelo governo de Minas Gerais, seguindo o decreto estadual n º 48.205 de 15 de junho de 2021, que diz respeito a prorrogação da vigência do estado de calamidade pública.

A prorrogação visa reduzir os impactos econômicos da conta da pandemia. Antes de ser prorrogado, o prazo estava previsto para até o dia 1º de julho.
 
Nas fiscalizações, poderá ser apresentado o CRLV no papel ou de forma digital por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). No entanto, se no sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) for possível a verificação, fica dispensado a apresentação do documento. Já para aqueles que ainda não possuem o CRLV de 2019, ficam sujeitos a multa (R$ 293,47), sete pontos na habilitação e remoção do veículo.

É importante destacar que prorrogação do prazo de exigência do CRLV não se estende a outras exigências, como as relativas ao IPVA e Taxa de Licenciamento (que já terminaram, em março deste ano).

E a documentação na compra e venda?

Vender um veículo é algo sério que deve exigir responsabilidade de quem compra e vende.  O vendedor deve exigir que seja feito o preenchimento do recibo e reconhecimento de firma, e tirar uma cópia autenticada, guardando-a consigo. Caso o comprador não efetive a transferência dentro dos trinta dias regulamentados, deverá realizar o comunicado de venda do veículo junto ao Detran (isso no caso de veículos que ainda possui o CRV certificado de registro de venda).

 É importante se atentar para não sofrer com a responsabilidade das atitudes tomadas pelo comprador, como multas, processos, dívidas, e crimes envolvendo o veículo.

Para quem compra, é importante também verificar as restrições jurídicas do veículo. É muito comum que veículos com problemas na justiça sejam vendidos por preços extremamente baixos.

E se você quer saber mais sobre compra segura de veículos não deixe de ler meu texto sobre leilões virtuais. Você pode ler clicando aqui.


Tags: crlv, documentos do veículo, detran, compra e venda de veículos
 Marco Antonio Rodrigues de Oliveira Marco Antonio Rodrigues de Oliveira
Segurança E Cidadania

O Coronel Marco Antonio Rodrigues de Oliveira, natural de Juiz de Fora MG, ingressou na Academia de Polícia Militar em 1991 como cadete e encerrou sua carreira em 2021 como comandante do 2º BPM. É filho de Policial Militar, o qual o inspirou para entrar na carreira. Nesses 30 anos dedicados a PMMG, exerceu funções em seis cidades diferentes: Belo Horizonte, Juiz De Fora, Ubá, Matias Barbosa, Ribeirão das Neves e Betim. Trabalhou em diversas funções administrativas e operacionais, além de ter recebido diversas honrarias pelos diversos serviços prestados, dentre elas a Medalha Alferes Tiradentes, maior honraria da PMMG. O amor pela área de segurança pública sempre fará parte de sua vida, assim, com o propósito de ajudar a quem precisa, Cel Marco vê uma oportunidade de transportar um pouco do seu universo para cá, trazendo informações relevantes que relacionam com a área para seus leitores.

Leia também: Usuários de aplicativos de delivery devem se atentar ao golpe da maquininha de cartão