Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Saiba como identificar se uma nota é falsa

Publicado em 22/11/2021 - 15:10 Por Marco Antonio Rodrigues de Oliveira
destaque
Créditos da imagem: Reprodução internet.

Crimes envolvendo notas falsas de dinheiro são mais comuns do que parecem. Astutos e com grande poder de falsificação, os criminosos produzem réplicas quase perfeitas do Real brasileiro. No último dia 11, a Polícia Federal (PF) do estado de São Paulo prendeu um suspeito que foi flagrado recebendo R$ 1 mil na cidade de Ribeirão Preto (SP). Outro caso semelhante aconteceu em Arraial do Cabo (RJ) no final de outubro. Um casal foi preso após serem identificados como vendedores de falsas notas na internet. Eles atuavam há cerca de três anos e vendiam as notas para outros estados por meio de grupos do WhatsApp e Facebook.

É estimado que esse crime já tenha levado a circulação de inúmeras cédulas falsificadas pelo país. Após o retorno da perícia de notas falsas pelo Banco Central do Brasil em 2020 – tendo sido paralisada devido a pandemia - foi constatado que de 340 mil cédulas analisadas, 200 mil são falsas. O banco já divulgou uma série de cuidados que devem ser observados pela população ao suspeitar que portam falsas cédulas.

Na segunda família do real (notas de 2005 até os dias atuais) é possível verificar a marca-d'água, o fio de segurança, o número escondido, o número que muda de cor, o quebra-cabeça e o alto-relevo. Na primeira família do real (notas que deixaram de ser produzidas em 2005) deve-se verificar a marca d’água, a imagem latente, o registro coincidente e o relevo.

Confira em detalhes os sistemas de segurança das notas mais recentes:


Segunda família do real. Fonte: Banco Central do Brasil

Vale destacar que a prática de falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com penas que podem variar de 3 a 12 anos de prisão. Já quem apenas utilizar a nota, mesmo sabendo de sua ilegalidade, pode ser condenado de 6 meses a 2 anos.

Ao saber que uma cédula não é verdadeira, o Banco Central orienta o cidadão a pedir providencias e a substituição da nota se vinda de um ambiente bancário. Já em situações que fogem desse cenário, é possível recusá-la ou levá-la ao Banco Central para verificação.

Em casos de denúncias é possível ligar para o 181 de forma anônima ou ainda acionar a Polícia Militar pelo 190.

Tags: nota falsa, dinheiro, real, real brasileiro
 Marco Antonio Rodrigues de Oliveira Marco Antonio Rodrigues de Oliveira
Segurança E Cidadania

O Coronel Marco Antonio Rodrigues de Oliveira, natural de Juiz de Fora MG, ingressou na Academia de Polícia Militar em 1991 como cadete e encerrou sua carreira em 2021 como comandante do 2º BPM. É filho de Policial Militar, o qual o inspirou para entrar na carreira. Nesses 30 anos dedicados a PMMG, exerceu funções em seis cidades diferentes: Belo Horizonte, Juiz De Fora, Ubá, Matias Barbosa, Ribeirão das Neves e Betim. Trabalhou em diversas funções administrativas e operacionais, além de ter recebido diversas honrarias pelos diversos serviços prestados, dentre elas a Medalha Alferes Tiradentes, maior honraria da PMMG. O amor pela área de segurança pública sempre fará parte de sua vida, assim, com o propósito de ajudar a quem precisa, Cel Marco vê uma oportunidade de transportar um pouco do seu universo para cá, trazendo informações relevantes que relacionam com a área para seus leitores.

Leia também: Rinha de galo é prática criminosa e deve ser denunciada