Publicado em 27/11/2020 - 19:11 Por Nilson Lima
- Artigo editado em 30/11/2020 - 15:56
Créditos da imagem: Imagem web, largada da corrida
A grande novidade para o crescimento da corrida é a presença da mídia como agente massificadora da modalidade
Imagem web, corrida de São Silvestre
O pelotão de corredores de rua não pára de crescer. Apontada como a "bola da vez" no esporte, estima=se que há mais de 4,5 milhões de praticantes, atrás apenas do futebol na preferência dos brasileiros.
Com tantos adeptos, uns de olho na balança e outros em busca de um estilo de vida mais saudável, a adesão da galera que calça o tênis e sai por aí correndo é cada vez maior. Uma das “portas de entrada” pra ajudar esta turma a seguir em frente, é o calendário de provas, que devido a pandemia, este ano ficou restrito às corridas virtuais.
Imagem web, alongamento pré corridaPorém, a grande novidade para este crescimento não é tanto a ciência entrando na vida do corredor. Mas sim, a presença da mídia como agente massificadora da modalidade. O mercado está cada vez mais inundado de blogs e programas com espaço exclusivo para o tema. Iniciativa como a Corrida Virtual Digital Run promovida recentemente pela Rádio Cultura FM do Grupo Integração, afiliada da Rede Globo, incentivando as pessoas a mudarem de vida com a corrida, é um bom exemplo pra popularizar a prática.
Arquivo pessoal, divulgação da Digital Run Corrida pro VidaDiferente do futebol, vôlei ou basquete, a corrida de rua não tem no atleta de alto rendimento o grande motivo para levar a pessoa a se interessar em praticar o esporte. Assim, quando a mídia coloca a corrida em destaque, naturalmente a tendência é haver maior interesse das pessoas comum para a prática da atividade. Portanto, se os meios de comunicação, deixa de focar só o atleta de alta performance e busca o entretenimento das pessoas, é sinal de que o jogo está virando.