Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Elas Na Corrida

Publicado em 05/03/2021 - 08:58 Por Nilson Lima
destaque
Créditos da imagem: Arquivo portal Pexels

Se podem obter os mesmos benefícios ao ar livre, admirando o céu, as árvores, os pássaros, melhor mesmo é ir pra rua


Não é novidade que as mulheres cada vez mais assumem posições antes de domínio exclusivo dos homens. Assim, não é de se espantar que estejam cada vez mais presente no mundo da corrida. Um público até então fiel nas academias, que agora resolveram partir para a linha de largada nas corridas de rua. 

Puxado por elas, o Brasil é um dos países no mundo onde o número de corredores mais aumenta. E pela primeira vez na história, o número de mulheres amadoras em corrida de rua superou o de homens. Em 1986, apenas 20% dos corredores eram mulheres. Em 2018, percentual saltou para 50%. 


Mulheres na linha de largada da corrida
Imagem portal Pexels

Os dados fazem parte do primeiro mapa global da corrida recreativa, organizado pela Associação Internacional de Federações de Atletismo, que analisou dados com resultados em 193 países. Segundo o estudo, a participação feminina em esportes se expandiu de forma geral e a corrida acompanhou. 


Mesmo nas corridas de longa distância, como as maratonas e ultras (42K e acima), já não são mais feudos masculinos. Exemplo por aqui, é a Maratona do Rio — na verdade um festival de corrida com provas de 5K, 10K, 21K, 42K (maratona) e o desafio (21k+42k). 


A fuga das mulheres corredores pra rua
Imagem arquivo do portal Pexels

Dos mais de 40 mil inscritos nestas distâncias, as mulheres são maioria em todas, à exceção da maratona. A fuga da academia, vale ressaltar, para muitas mulheres soa como música. Se podem obter os mesmos benefícios ao ar livre, admirando o céu, as árvores, os pássaros, melhor mesmo é ir pra rua. É com este espírito que o charme feminino está cada vez mais colorindo as corridas por aí. Salve o mês internacional das mulheres.

;

Tags: Mulheres na corrida, benefícios da corrida
 Nilson Lima Nilson Lima
Por aí, com Nilson Lima

Nilson Lima é um apaixonado por corridas, entre maratonas e ultras, prova de 42k e acima, foram 271 pelo mundo, a pandemia adiou o sonho das 300, mas este sonho continua. Chegou perto do honroso sub3 na maratona, seu RP (recorde pessoal), nos 42k é de 3:00:02. A ultra maratona mais longa que fez foi de 135 milhas (217km). Já correu em 41 países, 5 continentes, 9 Boston, 7 Comrades (90k, Africa do Sul), as 6 Majors (Londres, Berlim, Toquio, Chicago, Boston e Nova Iorque), 50 maratonas nos 50 estados americanos e em todos os países da América do Sul. É grato pela maratona Nilson Lima de Uberlândia, única do país com o nome de um corredor. Parte da sua história está no livro "No caminho eu conto". Por aqui, pretende compartilhar histórias e experiências que sirvam de inspiração para estimular e promover a prática da atividade física em geral.

Leia também: Novo Normal