Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

A tecnologia acelerando a sua corrida

Publicado em 19/08/2021 - 15:55 Por Nilson Lima
destaque
Créditos da imagem: Imagens da Web

A corrida é o esporte que mais cresce no mundo. Também é o esporte mais democrático e fácil de praticar. Basta um par de tênis, abrir a porta de casa e sair por aí correndo.  Por outro lado, a tecnologia está cada vez mais presente nos pés dos corredores. Aquela velho tênis que servia para correr e praticar outras atividades é coisa do passado.


Tenis Vaporfly da Nike nas Olimpíadas de Tóquio 2020
Imagem da web: Tenis Vaporfly da Nike

A evolução dos tênis de corrida tem sido um grande aliado para os amadores e um empurrãozinho até o pódio para os atletas de elite. Isto ficou bem claro, nas Olimpíadas de Tóquio 2020.  O tênis modelo Vaporfly, da Nike, conquistou 64% dos pódios que disputou no atletismo. De 33 atletas usando o "supertênis", 21 levaram medalhas para casa.


O trunfo do "supertênis" está na sola, composta por um material leve e resistente, e uma camada com placa de fibra de carbono. O design do Vaporfly é feito de uma forma que protege as pernas do atleta. A entressola do tênis atua como molas, comprimindo com o pouso e estocando energia do impulso e devolvendo-a ao corredor quando ele levanta os pés.


Tenis Vaporfly da Nike, nas Olimpíadas de Tóquio 2020
Imagem da web: Corredores nas Olimpíadas de Tóquio 2020

Além de impulsionar o corredor para frente, minimiza a perda de energia. Nos modelos comuns, essa energia se dissipa em forma de calor. No Vaporfly ele dissipa menos, ou seja, tem menos perda energética e oferece melhor rendimento ao atleta. 


Atualmente, as regras dizem que os tênis de corrida não podem oferecer vantagem e precisam ser "razoavelmente acessíveis" a todos os competidores. Claro, ninguém está proibido de correr com este “doping tecnológico’, são regras sugestivas em competições oficiais. 

Tags: Tenis de corrida, evolução do tênis de corrida
 Nilson Lima Nilson Lima
Por aí, com Nilson Lima

Nilson Lima é um apaixonado por corridas, entre maratonas e ultras, prova de 42k e acima, foram 271 pelo mundo, a pandemia adiou o sonho das 300, mas este sonho continua. Chegou perto do honroso sub3 na maratona, seu RP (recorde pessoal), nos 42k é de 3:00:02. A ultra maratona mais longa que fez foi de 135 milhas (217km). Já correu em 41 países, 5 continentes, 9 Boston, 7 Comrades (90k, Africa do Sul), as 6 Majors (Londres, Berlim, Toquio, Chicago, Boston e Nova Iorque), 50 maratonas nos 50 estados americanos e em todos os países da América do Sul. É grato pela maratona Nilson Lima de Uberlândia, única do país com o nome de um corredor. Parte da sua história está no livro "No caminho eu conto". Por aqui, pretende compartilhar histórias e experiências que sirvam de inspiração para estimular e promover a prática da atividade física em geral.

Leia também: Escolha