Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

A Luz Vermelha

Publicado em 16/04/2021 - 18:58 Por Nilson Lima - Artigo editado em 13/05/2021 - 06:13
destaque
Créditos da imagem: Arquivo do Portal Pexels

Tem gente, que come o quanto quiser, nunca se exercita e mesmo assim não engorda. 

A grande maioria das pessoas nunca está em paz com a balança. Eu particularmente, travo uma luta eterna com aqueles maldosos dígitos. Para não perder o controle, preciso gastar muita sola de tênis por aí. Não tem jeito, se não faço alguma atividade física, em pouco tempo a maldita balança volta a assombrar. 

Alimentação balanceada
Imagem do portal Pexels

Pelo contrário, conheço gente que, come o quanto quiser, nunca se exercita e mesmo assim não engorda. Acho que a vida não é justa neste quesito. Mas quando penso a respeito de ganhar peso facilmente, talvez essa seja uma bênção disfarçada. Em outras palavras, se não quero engordar, tenho que dar duro nos exercícios e cortar as extravagâncias da comida. 

Por outro lado, as pessoas que conseguem manter o peso, sem se preocupar com o que fazem, não precisam se exercitar ou cuidar da dieta a fim de continuar em forma. Assim se acomodam, pois não estão dispostas a sair de sua rotina para adotar hábitos enfadonhos quando não tem necessidade. Eis por que, sua força física e mental se deteriora com a idade e começam a surgir outras doenças. 

Correndo na praia
Acervo pessoal Silvana V.Vieira

Para pessoas como eu, que ganha peso facilmente, o único modo de compreender o que é justo de fato, é adotar uma visão das coisas a longo prazo. Pelos motivos acima expostos, acho que esse aborrecimento físico deve ser encarado como uma dádiva. Devemos nos considerar sortudos por a luz vermelha ser claramente visível. 

Em outras palavras, mesmo em uma situação injusta, acho que é possível buscar uma espécie de justiça, e neste caso, agradecer à luz vermelha, que não nos deixa acomodar.

;

Tags: Exercícios físicos, a importância de manter o peso
 Nilson Lima Nilson Lima
Por aí, com Nilson Lima

Nilson Lima é um apaixonado por corridas, entre maratonas e ultras, prova de 42k e acima, foram 271 pelo mundo, a pandemia adiou o sonho das 300, mas este sonho continua. Chegou perto do honroso sub3 na maratona, seu RP (recorde pessoal), nos 42k é de 3:00:02. A ultra maratona mais longa que fez foi de 135 milhas (217km). Já correu em 41 países, 5 continentes, 9 Boston, 7 Comrades (90k, Africa do Sul), as 6 Majors (Londres, Berlim, Toquio, Chicago, Boston e Nova Iorque), 50 maratonas nos 50 estados americanos e em todos os países da América do Sul. É grato pela maratona Nilson Lima de Uberlândia, única do país com o nome de um corredor. Parte da sua história está no livro "No caminho eu conto". Por aqui, pretende compartilhar histórias e experiências que sirvam de inspiração para estimular e promover a prática da atividade física em geral.

Leia também: Mudança De Hábitos