Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

90k e 100 anos de história

Publicado em 11/06/2021 - 16:16 Por Nilson Lima
destaque
Créditos da imagem: Acervo pessoal, Chegada 90k Comrades, Africa do Sul

Assim como na vida, apaixonar-se pela corrida é como estabelecer um novo relacionamento, depois de um início arrebatador, o fogo diminui e você tem de dar duro para não desistir. Foi assim comigo. Aquela simples corridinha despretensiosa de 5km, se transformou em 10km, 15k, meia maratona, até chegar nos temidos 42k da maratona. Sou movido a desafios e não parei por aí.


Chegada da Comrades 90k Africa do Sul

Acervo pessoal, 90k Comrades Africa do Sul

Em 2013 descobri a Comrades, a mais famosa ultramaratona do mundo no continente africano. Mais um ousado passo, como corredor. Os 90k do percurso que serpenteia as montanhas entre as cidades de Durban e Pietermaritzburg na África do Sul, é temido e desafiador. Foram 7 vezes consecutivas nesta histórica prova, que no próximo domingo comemora 100 anos de existência.

Medalha comemorativa Centenario

Medalha comemorativa Centenario

Ela começou em 1921 quando um ex-combatente sul africano da primeira guerra mundial decidiu prestar homenagem a seus companheiros que haviam tombado em batalha. Porém o maior patrimônio da Comrades não é a prova em si, mas o que ela consegue reunir em torno de si. Sem falar no apoio humanitário da prova, durante todo o percurso, o público incentiva e grita o tempo inteiro. 

É de arrepiar o frenesi da torcida pelo caminho, durante o tempo-limite de 12 horas de prova. O estádio, local da chegada se transforma num caldeirão, empurrando os corredores para a linha de chegada. Depois de 100 anos da primeira Comrades, vivemos uma outra guerra mundial. Dessa vez, com um inimigo invisível, ainda mais devastador.Número Peito Comrades 2021

Porém, não devemos nos abater, a pandemia interrompeu a realização pelo segundo ano e adiou meu sonho da 9ª participação presencial. Mas, aqui estarei no próximo domingo, correndo os 90k para comemorar o seu centenário. Desta vez virtual, conectado com atletas de toda parte do mundo, inspirados por esta prova tão especial. 

Tags: Corridas pelo mundo, maratonas, correr e viajar
 Nilson Lima Nilson Lima
Por aí, com Nilson Lima

Nilson Lima é um apaixonado por corridas, entre maratonas e ultras, prova de 42k e acima, foram 271 pelo mundo, a pandemia adiou o sonho das 300, mas este sonho continua. Chegou perto do honroso sub3 na maratona, seu RP (recorde pessoal), nos 42k é de 3:00:02. A ultra maratona mais longa que fez foi de 135 milhas (217km). Já correu em 41 países, 5 continentes, 9 Boston, 7 Comrades (90k, Africa do Sul), as 6 Majors (Londres, Berlim, Toquio, Chicago, Boston e Nova Iorque), 50 maratonas nos 50 estados americanos e em todos os países da América do Sul. É grato pela maratona Nilson Lima de Uberlândia, única do país com o nome de um corredor. Parte da sua história está no livro "No caminho eu conto". Por aqui, pretende compartilhar histórias e experiências que sirvam de inspiração para estimular e promover a prática da atividade física em geral.

Leia também: Escolha