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Você cuida bem do seu intestino?

Publicado em 09/06/2021 - 14:34 Por Eduarda Ventura
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Créditos da imagem: https://blog.clinicaconcon.com.br/obesidade/microbiota-intestinal-voce-sabe-o-que-e-e-como-ela-pode-estar-relacionada-obesidade/

Você sabia que o intestino é considerado nosso segundo cérebro? Ele é responsável pela grande parte da absorção dos nutrientes que precisamos para estar saudáveis, cerca de 90% da serotonina é produzida no intestino e além disso tudo, grande ele é responsável por grande parte da nossa defesa imunológica, se você possui problemas intestinais, é provável que seu organismo esteja mais vulnerável à invasão de agentes infecciosos, como o Coronavírus.

A defesa do sistema imune está grande parte relacionada à quantidade de bactérias boas presentes no intestino, se o número delas diminuir, a quantidade de bactérias ruins irá aumentar, isso significa que o organismo estará mais suscetível à ação de agentes causadores de doenças.

Outro ponto importante é o uso de medicações que podem destruir essa microbiota como a Ivermectina e Annita (vermífugos). É de extrema importância que se faça uma reposição de dessas ''bactérias boas'' após o uso dessas medicações, o desequilibro da nossa microbiota pode causar doenças inflamatórias como diarreia, intolerância à alimentos (glúten, lactose) e outras doenças relacionadas, como diabetes tipo 2 e distúrbios comportamentais (hiperatividade, autismo, depressão).

Falando em depressão e ansiedade, alguns estudos já relacionam essas patologias ao mal funcionamento do intestino, um estudo publicado na revista Nature mostrou que altos níveis de estresse podem alterar a composição de bactérias intestinais e isso pode desencadear transtornos psiquiátricos, como ansiedade e depressão.

Aqui vão algumas dicas básicas para você cuidar bem desse órgão tão fundamental para manutenção da nossa saúde:

1- Aumente a ingestão de água e fibras. A base para o bom funcionamento do intestino é uma alimentação natural rica em fibras (25 a 30g / dia)  e uma hidratação adequada (0,035 x seu peso)

2- Reduza ao máximo o consumo de álcool.

3- Reduza e evite o consumo de embutidos e excesso de industrializados.

4- Pratique atividade física regularmente.

5- Utilize probióticos quando necessário para uma microbiota mais saudável;

Caso tenha problemas intestinais como diarreia frequente, constipação crônica, algum tipo de intolerância alimentar que te cause desconforto como estufamento e gases, procure ajuda de um profissional. Tratar o intestino vai melhorar toda a sua qualidade de vida e manter sua saúde em dia. Não negligencie um órgão tão fundamental!!

- Envie sua sugestão de tema ou dúvida para contato@eduardaventura.com 

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Tags: nutrição, alimentação saudável, gastronomia, nutricionista
 Eduarda Ventura Eduarda Ventura
Nutrição E Gastronomia Saudável

Sou publicitária formada e desde 2015 trabalho com redes sociais e blog, sempre amei escrever e levar informação de qualidade aos leitores é um dos meus principais objetivos com todos os blogs que já tive até hoje. Em 2014 eu e meu marido (namorado na época), criamos um perfil no Instagram (Casal Fit), no qual mostrávamos nossa rotina de alimentação saudável, treinos e nossa evolução com essa mudança de estilo de vida. Me apaixonei por esse processo de transformação e em 2015 comecei a cursar Nutrição. Hoje, sou também nutricionista e pós-graduada em fitoterapia. Fui a primeira blogueira do G1 Zona da Mata de Juiz de fora e por lá fiquei 1 anos como colunista, sempre levantando tópicos úteis e informativos para agregar a todos que me acompanhavam por lá.

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