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O que são fibras alimentares e como o carboidrato é digerido em nosso organismo?

Publicado em 06/05/2021 - 09:59 Por Eduarda Ventura
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Créditos da imagem: https://alimentossemmitos.com.br/veja-como-ocorre-a-digestao-e-a-absorcao-dos-carboidratos

Dando continuidade a série de postagens sobre os macronutrientes, vou falar um pouco sobre a digestão dos carboidratos e sobre as fibras alimentares. Um erro muito comum, na maioria das pessoas, é o péssimo hábito de comer com muita pressa, sem mastigar bem os alimentos. Comendo rápido você prejudica a digestão, absorção dos nutrientes, reduz a sensação de saciedade e provavelmente vai querer comer mais do que se tivesse mastigado com calma a refeição.

No caso dos carboidratos, a digestão começa na boca por meio da mastigação que estimula a secreção da enzima α-amilase salivar ou ptialina, que irá continuar ativa até a chegada do bolo alimentar no estômago. Com a chegada do alimento no estômago as células G estimulam a secreção de gastrina, estimulando a secreção de ácido clorídrico (HCL), o que acarreta em redução do pH gástrico e inibe α-amilase.

A digestão continua no intestino delgado com ação das enzimas pancreáticas amilase e glicoamilase, que degradam (quebram) o amido. Essa quebra do amido resulta em partículas ainda menores (maltose), que assim como a sacarose e a lactose, sofre degradação pelas enzimas (dissacaridases), na borda em escova do intestino delgado. A quebra desses dissacarídeos, resultam em monossacarídeos (glicose, frutose e galactose), que serão absorvidas, por fim, no intestino delgado. Já as fibras alimentares, não sofrem ação das enzimas digestivas e vão direto para o intestino grosso, onde serão fermentadas pelas bactérias (microbiota) presentes nessa região.


Conhecendo melhor as fibras alimentares:
Vocês sabiam que as fibras alimentares, famosas por ajudarem na manutenção da nossa saúde são partes comestíveis de vegetais, frutas legumes, hortaliças, verduras e do amido resistente encontrado em leguminosas e grãos (cereais integrais)? Elas são tão interessantes, pois passam quase intactas pelo sistema digestivo e chegam praticamente inalteradas ao intestino grosso, elas também não têm valor nutritivo/energético. No intestino grosso, as fibras passam por uma degradação pela microbiota intestinal, que traz diversos benefícios a saúde em geral e até mesmo reduz risco de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

Algumas de suas funções são: melhorar a saúde intestinal (diarreias ou constipação), regular os níveis de glicose no sangue (super importante para diabéticos e pessoas com resistência insulínica), aumentar a sensação de saciedade (ótimas para ajudar no emagrecimento e manutenção do peso), ajudam a melhorar os níveis de colesterol e triglicerídeos, controlar o pH do intestino e já que servem de alimento para as bactérias benéficas que estão presentes naturalmente no intestino. Além de promover a saúde da microbiota intestinal, as fibras diminuem a inflamação, aumentam as defesas do organismo e evitam a formação de doenças intestinais.

O consumo de fibras no Brasil ainda é muito baixo, sendo recomendado ingestão superior a 25g a 35g por dia.
Para aumentar o consumo de fibras em nosso dia a dia, indico adicionar frutas (sempre que possível com casca ou bagaço), use psyllium ou farelo de aveia em suas preparações (vitaminas, shakes, iogurtes ou com frutas), sem esquecer das leguminosas, verduras e legumes, optar pelas opções integrais dos alimentos também pode ajudar.
É importante lembrar que quando aumentamos o consumo de fibras na dieta, devemos aumentar também o consumo de água, caso contrário você pode ter quadros de constipação e cólicas abdominais.

- Envie sua sugestão de tema ou dúvida para contato@eduardaventura.com .

Tags: nutrição, alimentação saudável, gastronomia, nutricionista
 Eduarda Ventura Eduarda Ventura
Nutrição E Gastronomia Saudável

Sou publicitária formada e desde 2015 trabalho com redes sociais e blog, sempre amei escrever e levar informação de qualidade aos leitores é um dos meus principais objetivos com todos os blogs que já tive até hoje. Em 2014 eu e meu marido (namorado na época), criamos um perfil no Instagram (Casal Fit), no qual mostrávamos nossa rotina de alimentação saudável, treinos e nossa evolução com essa mudança de estilo de vida. Me apaixonei por esse processo de transformação e em 2015 comecei a cursar Nutrição. Hoje, sou também nutricionista e pós-graduada em fitoterapia. Fui a primeira blogueira do G1 Zona da Mata de Juiz de fora e por lá fiquei 1 anos como colunista, sempre levantando tópicos úteis e informativos para agregar a todos que me acompanhavam por lá.

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