Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Desvendando A Nutrição E Perdendo Medo De Comer - Carboidratos!

Publicado em 14/04/2021 - 12:54 Por Eduarda Ventura - Artigo editado em 13/05/2021 - 06:23
destaque
Créditos da imagem: https://br.pinterest.com/pin/651051689857422809/
Olá amigos e leitores queridos, pensei muito sobre o que iria falar nesse primeiro post aqui no blog e resolvi que irei criar uma cronologia de postagens para ajudar vocês a entenderem mais sobre os alimentos e aprenderem qual a função de cada nutriente em nosso corpo.
Infelizmente, nossa sociedade não temos o hábito de ensinar nossas crianças sobre alimentação ou nutrição. Geralmente, a gente cresce comendo o que quer ou o que tem, sem entender direito a função de cada alimento e qual importância ou influencia dele em nosso organismo e saúde.
Irei ensinar vocês, com uma linguagem simples, a compreender o quão importante é saber o que estamos comendo, porque comemos e como nossas refeições interferem diretamente em nosso estado emocional, físico, mental e a relação entre alimentação e saúde x doenças.
Para começar nossa série de postagens, trouxe a primeira coisa que todos deveriam saber desde cedo para fazermos escolhas assertivas, o que não MACRO e MICROnutrientes e quais as suas funções em nosso corpo. E nesse post vamos falar sobre um pouco mais sobre os carboidratos. 
Macronutrientes: são moléculas maiores e são divididos em 3 elementos: carboidratos, proteínas e lipídios. Já os micronutrientes, são moléculas menores (vitaminas e minerais) em que a principal função é facilitar as reações químicas que ocorrem no corpo. Ambos possuem extrema importância para mantermos a homeostase (equilíbrio) do nosso organismo e mantermos a saúde em dia.


CARBOIDRATOS:
Temido e odiado por muitos (erroneamente), os carboidratos são responsáveis por diversas funções do organismo a mais conhecida é o fornecimento de energia ao corpo.
Eles também são também chamados de açúcares, glicídios ou hidratos de carbonos. E são classificados como:
dissacarídeos: que compreendem a sacarose, lactose e maltose,
monossacarídeos: dos quais fazem parte a glicose, frutose e galactose;
polissacarídeos: grupo em que estão agrupados o amido, glicogênio, dextrina e celulose.
Outra forma de diferenciarmos os carboidratos:
Carboidratos simples: ao contrário do que muita gente acha, o carboidrato simples, não é RUIM. Eles são apenas alimentos que têm nutrientes que o corpo absorve com mais facilidade e mais rapidamente, e por causa disso produzem um aumento súbito da taxa de açúcar (glicemia) no sangue.
Os carboidratos simples tanto podem ser ricos em outros nutrientes, quanto serem pobres em valor nutritivo. Estamos falando dos doces, massas brancas e outras guloseimas ricas em açúcares refinados.
Carboidrato Complexo: Ao contrário dos carboidratos simples, esse grupo de alimentos tem absorção mais lenta e o açúcar no sangue sobe muito mais devagar. Com isso, a sensação de saciedade dura mais tempo, e como a fome demora mais para bater, isso colabora bastante no processo de emagrecimento. Portanto, é correto dizer que os carboidratos complexos são excelentes opções para dietas onde objetivo é perder peso ou para pessoas com diabetes por exemplo.

Até aqui tudo entendido, certo? Ficou claro que não é obrigatório excluir o carboidrato de nossas vidas, que ele é um MACROnutriente necessário para funções fisiológicas e que não precisamos demonizar NENHUM alimento julgando como bom ou ruim. A chame para uma dieta de sucesso é o equilíbrio e ter cuidado com as QUANTIDADES ingeridas no dia. 

- Envie sua sugestão de tema ou dúvida para contato@eduardaventura.com .

;

Tags: nutrição, alimentação saudável, gastronomia, nutricionista
 Eduarda Ventura Eduarda Ventura
Nutrição E Gastronomia Saudável

Sou publicitária formada e desde 2015 trabalho com redes sociais e blog, sempre amei escrever e levar informação de qualidade aos leitores é um dos meus principais objetivos com todos os blogs que já tive até hoje. Em 2014 eu e meu marido (namorado na época), criamos um perfil no Instagram (Casal Fit), no qual mostrávamos nossa rotina de alimentação saudável, treinos e nossa evolução com essa mudança de estilo de vida. Me apaixonei por esse processo de transformação e em 2015 comecei a cursar Nutrição. Hoje, sou também nutricionista e pós-graduada em fitoterapia. Fui a primeira blogueira do G1 Zona da Mata de Juiz de fora e por lá fiquei 1 anos como colunista, sempre levantando tópicos úteis e informativos para agregar a todos que me acompanhavam por lá.

Leia também: Receitas da Nutri - Cappuccino