Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

5 dicas para não deixar o ponteiro da balança subir no inverno!

Publicado em 20/05/2021 - 14:29 Por Eduarda Ventura
destaque
Créditos da imagem: https://www.muitochique.com/dietas/dieta-no-inverno.html
É muito comum as pessoas afirmarem ter mais fome nas estações mais frias do ano. Isso ocorre pelo fato do nosso organismo funcionar bem com a temperatura corpórea por volta de 36,5ºC a 36,90ºC e para manter esta temperatura nos dias frios, o corpo precisa gastar mais energia para esquentar, como se tivesse que ''trabalhar mais'', com isso, as vezes temos mais fome, e uma fome geralmente de alimentos "quentes" e mais calóricos. Além disso, alguns estudos mostram que pode haver aumento da fome por um estímulo do hormônio grelina e inibição do hormônio leptina. Eu brinco que junta a fome com a vontade de comer!!! 

Se você se identificou, anote as 5 dicas para evitar excessos e não deixar o ponteiro da balança subir neste inverno:

1- Mantenha-se bem hidratado: 
Eu sei que é mais difícil alcançar a meta diária de hidratação quando o dia está mais frio, mas é de extrema importância que você mantenha uma ingestão de líquido adequada. Isso evita fomes fora de hora, reduz ansiedade, melhora seu intestino, melhora sua capacidade de concentração e aprendizado. Se você não sabe quanto deve beber de água por dia, multiplique seu peso por 0,035ml. Ex: 60kg x 0,035ml = 2,1L de água por dia. 

2- Evite estar com MUITA fome para comer.
Quando você passa muitas horas sem se alimentar e não está acostumado a ter autocontrole na hora de fazer a refeição, você acaba comendo muito mais do que deveria, belisca muito e acaba exagerando nas calorias.
Se você vai fazer a próxima refeição com uma fome mais moderada, você ainda consegue se controlar e racionalizar o que vai comer ou preparar.

3- Adicione sempre fontes de proteínas e fibras em todas as refeições:
São elas que vão garantir que você fique saciado por mais tempo e não tenha fome toda hora.
Evite comer fontes de carboidrato de forma isolada. 
E lembre-se de mastigar BEM os alimentos, comer rápido faz com que você não identifique a saciedade da forma correta e com coma mais do que deveria.

4- Invista em caldos leves e alimentos termogênicos:
Aproveite para testar receitas quentinhas, hoje já existem muitas opções leves e gostosas para você se esquentar.
Dica: caldo de abóbora, batata com cenoura, sopa de legumes, caldo verde low carb (vou postar essa receita depois para vocês, fica divino). Lembre-se de sempre adicionar proteínas: frango, carne moída, músculo, tofu...
E incremente sua alimentação com os alimentos termogênicos: canela, pimenta, gengibre café...
Recentemente postei uma receita de capuccino saudável (confira https://megaminas.com.br/colunistas/nutricao-e-gastronomia-saudavel/receitas-da-nutri-cappuccino )

5- Não deixe de se exercitar:
Eu sei que a preguiça muitas vezes toma conta, mas o exercício físico vai te ajudar a manter o corpo ativo, fortalecido, nos estimula a comermos de forma  mais saudável, ajuda a regular o sono (que tem extrema importância na manutenção de peso e saúde), melhora nossa autoestima e te deixa mais animado e com mais energia para encarar o dia a dia.

Já foi o tempo em que a gente pensava que corpo saudável e dentro do peso ideal era um corpo de verão e que inverno era sinônimo de ganhar peso, se você ainda pensa dessa forma, liberte-se desta crença limitante e comece a se cuidar o ano todo!! Temos que manter corpo, mente e alma bem nutridos o ano todo para conseguirmos encarar todos desafios da nossa rotina de forma mais leve!!

- Envie sua sugestão de tema ou dúvida para contato@eduardaventura.com 

Tags: nutrição, alimentação saudável, gastronomia, nutricionista
 Eduarda Ventura Eduarda Ventura
Nutrição E Gastronomia Saudável

Sou publicitária formada e desde 2015 trabalho com redes sociais e blog, sempre amei escrever e levar informação de qualidade aos leitores é um dos meus principais objetivos com todos os blogs que já tive até hoje. Em 2014 eu e meu marido (namorado na época), criamos um perfil no Instagram (Casal Fit), no qual mostrávamos nossa rotina de alimentação saudável, treinos e nossa evolução com essa mudança de estilo de vida. Me apaixonei por esse processo de transformação e em 2015 comecei a cursar Nutrição. Hoje, sou também nutricionista e pós-graduada em fitoterapia. Fui a primeira blogueira do G1 Zona da Mata de Juiz de fora e por lá fiquei 1 anos como colunista, sempre levantando tópicos úteis e informativos para agregar a todos que me acompanhavam por lá.

Leia também: Você cuida bem do seu intestino?