Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Painel de TV e sofá retrátil? Please, não!

Publicado em 16/05/2021 - 22:34 Por Eduardo Zarza
destaque
Créditos da imagem: Internet
Se você está pensando em decorar sua sala nova, fazer uma pequena reforma em casa ou dar um novo ar à sua sala, por favor, não utilizem um painel de parede e um sofá retrátil

A última década no Brasil teve um boom imobiliário e, em consequência, um boom nos projetos de interiores, e muitos deles acabaram sendo apenas réplicas de outros projetos, criando assim uma padronização da decoração. Se todos somos tão diferentes enquanto sujeitos, por que teríamos que padronizar nossos espaços? Será que o que é bom para o outro é bom para mim? O que deu certo em um espaço vai dar certo no outro?

A resposta a tudo isso é: fuja dos padrões. O brasileiro, sem importar a classe social, tem incorporado como compra aspiracional na decoração o painel de TV e o sofá retrátil. O primeiro surgiu como uma resposta ao espaços reduzidos e a incorporação das TVs de LED ao mercado, o segundo apenas por “conforto”, mas pouco espaço e conforto podem ser otimizados com soluções fora do padrão e que podem imprimir personalidade ao espaço.

A cultura no Brasil e a vida do brasileiro gira em torno da TV, seja para assistir ao jornal, novela ou maratonar séries. Por isso, entendo que a TV precisa ser incorporada ao espaço comum das casas, mas, como fazer isso de uma forma diferente? Como ter conforto no sofá sem ser aquele monstro grandioso retrátil?

Algumas opções para substituir ao queridinho do brasileiro:

Sofá com puff


Sofá com chaise ou sofá em L


Sofá em L


Poltrona


Poltrona



Agora, quando o assunto é fugir do painel, existem opções muito mais criativas:

TV na parede camuflada com quadros



TV em um rack, com quadros ao fundo 


TV em um rack, que serve para colocar outros itens de decoração 


TV em um estante planejada




Não existe uma escolha certa, existe a escolha que atende as necessidades do usuário sem cair em modismo ou padrões impostos pelo mercado.
Tags: #arquitetura #design #estética #urbanismo #decoração #interior
 Eduardo Zarza Eduardo Zarza
nossArquitetura

Sou um arquiteto/engenheiro nascido na Cidade do México e vivendo uma fantasia tropical no Brasil, há seis anos. Cresci em uma das maiores cidades do mundo e dedico minha vida a viajar e a trabalhar em diferentes lugares buscando experiências. Acredito na redemocratização do design, seja qual for a expressão, como uma forma de transformar o mundo. Neste espaço vou falar de arquitetura para não arquitetos e de design para não designers. Me segue no @solo.arq.

Leia também: 'Bora' garimpar! Sua casa merece.