Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

A Incrível Historia Do Início Da Musica Eletrônica

Publicado em 05/10/2020 - 13:14 Por Larissa Lahw
destaque
Créditos da imagem: sarauxyz

E aí galera Tudo?
Sejam muito bem vindos ao nosso blog, nesse espaço você vai encontrar muita informação sobre Musica Eletrônica, Cultura, dicas e Comportamento.

Eu não poderia começar de outra forma, se não, contando para vocês a incrível historia do inicio da Musica Eletrônico no Mundo, afinal de contas, é por causa dela que hoje estou aqui falando com vocês.

Se você gosta de música eletrônica, fique ligado aqui no blog, pois semanalmente estaremos aqui “viajando” sobre o tema.

Bom a história da música eletrônica em si, começa em 1948 na França.
Pierre Schaeffer acabou fazendo o Concert de Bruits (Concerto de ruídos), acabou fazendo isso na rádio a “Diffusión Television Française”, ele era dono da rádio e la eles eram sonoplastas.

Naquela época a música eletrônica era experimental e obviamente a maioria da galera não gostou, os sons eram estranhos, causavam medo, você não conseguia saber o que ia acontecer. Era por exemplo um silêncio e do nada um o ruído de vitrola rolando.

Em Paris, na “RTF” trabalhava também o compositor francês Thierry Henry que estudou durante anos no conservatório de
Paris com Nadia Boulanger e Oliver Messian e para o Schaeffer isso foi muito importante porque ele não sabia muito como musicar os ruídos. Viram? Desde o inicio, música eletrônica eh ”Collab Bro”.

Eles então montaram, em 1948, um estúdio, o “Club D’essai” (Clube da Experiência), lançando oficialmente a Música Concreta, que foi o primeiro álbum que Schaeffer lançou.

Em 1949 Henry e Schaeffer lançaram o seu primeiro álbum ”A Sinfonia Para Um Homem So”, toda música concreta, feita e processada.

A partir daí eles acabaram atraindo nomes como Oliver Messiaen, Boulez, Philippot, Jolivet, que aderiram ao clube e acabaram reunindo ainda, muitas outras pessoas que estavam tentando fazer a mesma coisa que eles.

Só que na mesma época, na Alemanha, Wener Meyer Eppler, um físico, estava fazendo experiências com sínteses sonoras e eles estavam especulando a possível aplicação em musica eletrônica.

Em 1951, Meyer e Herbert Eimet criaram o primeiro estúdio de música eletrônica da Alemanha, o “Elektronische Musik, lá eles transformavam tudo em música eletrônica, esse era o foco deles.

Na França a “coisa” era mais experimental, os equipamentos eram semelhantes, mas lá na Alemanha eles possuíam Osciladores, que modificavam o som. Geralmente eram gravados em fitas magnéticas.

A musica eletrônica também tem origem no Brasil, Reginaldo de Carvalho, acabou indo pra Paris e fazendo parte dessa revolução da geração.

A música concreta foi deixada de lado e acabou evoluindo para o estilo Alemão de produzir, a escola “Elektronische Musik”, da Alemanha, começou a gravar não apenas Música Eletrônica, mas também Rock e Pop.
Esse estúdio foi uma influência duradoura na parte de Eletro Acústica.

É muito interessante pesquisar alguns nomes dos primeiros artistas que começaram a lançar Música Eletrônica, nas décadas de 60 e 70.
Vale a pena ouvir o primeiro álbum do Kraftwerk, eles revolucionaram o mercado e todos queriam usar as bases de suas músicas e daí começou o BOOM da Música Eletrônica no mundo.

Naquela época a tecnologia estava evoluindo por causa das guerras, isso acabou dando muitas oportunidades pra galera que trabalhava com eletrônicos.

Em 1971, foi o ano em que os engenheiros interagiram bastante com os músicos e daí foram surgindo muitos outros movimentos de Música Eletrônica.

Ela acabou se tornando o que e hoje, pela criação e aceitação de várias vertentes como o Disco e foram se originando outros gêneros musicais como House, Tech House, Techno, Acid House Detroid, Drum n’base, Breack Beat, e muitos outros.

Em 1964, Robert Moog cria o sintetizador Moog, que acabou virando uma empresa futuramente, ele lançou vários outros modelos de mini Moog, que foram usados por inúmeras bandas como The Beatles, Donna Summer, por Djs como Frankie Knuckles.

Em outros textos vou contando para vocês toda evolução da música eletrônica ate chegar nos dias atuais.

Te “vejo”no próximo texto.

Bye

Tags: #musicaeletronica #dj #musica #cultura #informacao #larissalahw #djane
 Larissa Lahw Larissa Lahw
Música e Comportamento