Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

VOLTA ÀS AULAS, DE NOVO, MAIS UMA VEZ...

Publicado em 10/06/2021 - 16:31 Por Vanessa Carlos
destaque
Créditos da imagem: internet

Volta às aulas sempre foi sinônimo de ir para a escola, ver os amigos, ter materiais novos. Com o tempo, o retorno passou a ter um tom de recomeço, como se uma nova temporada estivesse começando, igual série de TV. Esta é a minha lembrança de volta às aulas, de quem saiu de um banco regular de faculdade há mais de 20 anos. Volta às aulas  impreterivelmente duas vezes por ano, em fevereiro e em julho. Simples.

Quantas mães não repetiram as frases:

"Sai desse celular, vai estudar
Sai desse computador e vai fazer o dever de casa"

Agora a história é outra, é colocar os filhos na frente de um computador e não ir para a escola. E quem não tem um computador ou celular, aí não tem jeito mesmo.

Como será que no futuro serão as memórias de estudante de pandemia? Em março de 2020 veio a notícia para os alunos ficarem casa, não teve um aluno que não achou bom. Onde nos melhores sonhos poderíamos imaginar isso? Ficar em casa! Um mês, dois, três... Passaram mais de 15 meses.

Em Uberlândia - MG, a volta às aulas presenciais foi confirmada para a próxima segunda-feira, mas não para todos os estudantes, primeiro porque a volta é uma escolha, segundo que o sistema é híbrido, é um revezamento, além da Universidade Federal de Uberlândia optar pelo não retorno, no momento.

E mais uma vez eu me pergunto: como os alunos de diferentes idades vão lembrar disso tudo?

No resgate da memória da educação temos um sistema se desenvolveu no sentido de linhas educacionais, mas em estrutura nem tanto. Agora é mudança pela necessidade urgente!

Estamos falando de ensino REGULAR! É uma padronização para organizar a educação básica do país. Mas no período das inconstâncias a regularidade é uma meta para um futuro incerto. Se a educação pede socorro há décadas, imagine daqui pra frente.

Agora, estudantes voltam em um retorno presencial com máscara, distanciamento, álcool, meia turma, indo e vindo e mãe recomendando um milhão de vezes para manter as regras para evitar ter covid-19. Se tem algo que permanece como antes é o reencontro com os amigos, no melhor do otimismo do estudante que pensa somente no agora. Mas por favor, sem abraços, filhos ou voltam para a tela do computador.

;

;

Tags: volta às aulas, retorno, educação, aulas remotas, ensino híbrido
 Vanessa Carlos Vanessa Carlos
Memória da Notícia

Jornalista curiosa pelas histórias de vida das pessoas e com os sentidos atentos aos fatos que fazem do cotidiano elementos de transformação. Somente conhecendo a história é possível compreender o presente e desenhar o futuro. É o que teremos aqui toda sexta-feira, fatos recentes e outros um pouco mais distantes, porém conectados. Vanessa Carlos é apresentadora do MG1, da TV Integração. Tem 20 anos de jornalismo e experiência em edição, reportagem e produção de TV, trabalhou na assessoria de comunicação da emissora e com projetos sociais. Tem passagens pela rádio Cultura FM e revista Integra.

Leia também: 39 anos! Parabéns, gigante!