Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Urgente: A Vida É Agora, O Respeito É Pra Já!

Publicado em 25/12/2020 - 06:49 Por Vanessa Carlos - Artigo editado em 21/01/2021 - 20:34
destaque
Créditos da imagem: internet
Ouça o podcast Memória da Notícia

Brasil se aproxima de 190 mil mortes por Covid-19.
Praias de várias cidades do País serão fechadas para turistas no Réveillon.
Municípios voltam para a fase vermelha de combate ao coronavírus.
Desemprego na pandemia atinge 14 milhões, segundo IBGE.
Mulher é resgatada após viver 38 anos em situação análoga à escravidão.
Menino denuncia receber ofensas racistas em jogo de futebol.

Finalizamos a semana com esta impactante lista de manchetes. Poderíamos destrinchar cada um desses tópicos e fazer análises com base em dados atuais e comparativos dos últimos anos. Mas, sinceramente, não consigo pensar em nada além que DESRESPEITO. 

E aqui, mais uma vez, eu também poderia ir longe no raciocínio do desrespeito ao isolamento, aos cuidados indispensáveis, aos doentes, às famílias que tiveram perdas irreparáveis... desrespeito à liberdade e ao ser. Mas, também chegaríamos à conclusão que tudo se trata de DESRESPEITO À VIDA.

Parecem casos isolados e sobre o outro, mas em suas devidas proporções, o quanto não somos também relapsos a nós mesmos? Por períodos ou instantes deixamos de lado o auto respeito, a proteção e o cuidado. Eu falo do todo, quando desistimos de nós ou escolhemos situações fáceis, confortáveis e infelizmente nocivas ao nosso ser, será que não faltamos com respeito à nossa vida?

25 de dezembro. No dia de hoje, o evento, a situação, o acontecimento, a conexão e a memória mais citada é o Natal. O presente, a reunião, a festa, a comida, a folga e a música são desdobramentos, mas tudo está relacionado ao aniversário de quem veio para nos salvar, nos resgatar e nos perdoar: Jesus. 

E pensando não no modelo fofo e idealizado, mas nas escrituras, com tudo que ele fez por nós, um pouco mais de força, fé e atitude nem seria exigir tanto da nossa parte. Podemos, cada um nas suas dores, tentar um pouquinho mais. 

Jesus nos ensinou pelo modelo, pelo fazer o certo, pelo exemplo. O dia é dele, o respeito tem que ser nosso. Não há nada mais urgente que a vida.

Eu te espero na próxima sexta com mais Memória da Notícia. Desejo a você um Natal abençoado e que seja de renovação e fortalecimento de fé.

Vanessa Carlos

;

;

Tags: Natal, Jesus, Coronavírus, Covid-19, escravidão, racismo, Notícia, Memória, jornalismo
 Vanessa Carlos Vanessa Carlos
Memória da Notícia

Jornalista curiosa pelas histórias de vida das pessoas e com os sentidos atentos aos fatos que fazem do cotidiano elementos de transformação. Somente conhecendo a história é possível compreender o presente e desenhar o futuro. É o que teremos aqui toda sexta-feira, fatos recentes e outros um pouco mais distantes, porém conectados. Vanessa Carlos é apresentadora do MG1, da TV Integração. Tem 20 anos de jornalismo e experiência em edição, reportagem e produção de TV, trabalhou na assessoria de comunicação da emissora e com projetos sociais. Tem passagens pela rádio Cultura FM e revista Integra.

Leia também: Onde Você Estava Quando A Vacina Chegou?