Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Onde Você Estava Quando A Vacina Chegou?

Publicado em 21/01/2021 - 20:25 Por Vanessa Carlos
destaque
Créditos da imagem: reprodução - TV Integração
Quem não sonha com a erradicação da Covid-19 no mundo?
Calma lá, estou indo muito longe, se tiver vacina e parar com as mortes por causa da doença, já está de bom tamanho (por enquanto).

VACINA! O assunto da semana. 

A primeira pessoa a tomar a vacina contra a Covid-19 no Brasil foi a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, de São Paulo - 17 de janeiro de 2021. A partir daquele momento começou a avalanche para que as doses fossem distribuídas, chegassem nas cidades para que finalmente a imunização começasse. Passaram exatamente 40 dias desde que a dona Margaret Keenan, a senhorinha de camiseta azul, tinha sido imunizada no Reino Unido, a primeira do mundo. A gente já falou sobre ela, basta clicar aqui para ler o artigo. Mas, quanto tempo ainda falta para que a vacina chegue de fato para a massa da população? Quando eu ou você vamos sentir a agulha no braço? Se você estiver em algum grupo de risco, será antes que eu. Mas, certeza, certeza mesmo, pouquíssimas pessoas tem neste momento.

Foi uma semana EMOCIONANTE. Começando no domingo com a aprovação emergencial pela Anvisa, a vacinação da primeira pessoa no Brasil, o esquema histórico de distribuição para as cidades do país, a dúvida sobre a quantidade de doses, a decepção em saber o número de imunizados no primeiro lote, a curiosidade sobre os primeiros vacinados e a ansiedade para a chegada de mais vacinas contra a Covid-19.

Hoje eu me permito não apenas resgatar fatos, mas compartilhar a minha memória, uma parte dos bastidores da notícia.

Em Uberlândia, a vacina chegou dia 19 de janeiro de 2021, terça-feira, às 9h53 da manhã. Como eu sei a hora exata? Num acaso da vida, eu contei esta história enquanto ela acontecia. Você vai entender.. 

Acordei às 5h, liguei a TV, me informei. Às 4h saiu o primeiro avião da capital Belo Horizonte, do aeroporto internacional de Confins, rumo ao interior de Minas Gerais. Fui pra TV Integração (emissora afiliada Globo no interior de MG), apresentei o Integração Notícia às 8h, um jornal em que o destaque era a expectativa da chegada da vacina. Sabíamos do plano de voo, mas os horários não foram divulgados por questão de segurança. Durante a manhã, estava decidido: as equipes de reportagem fazem participações ao vivo na programação, direto dos aeroportos. Justo. O bom problema é que em Patos de Minas e em Ituiutaba as doses chegaram praticamente ao mesmo tempo, uma diferença de minutos. Então, quem teria prioridade para o primeiro boletim ao vivo da programação? A decisão foi entrar no ar ao vivo do estúdio, exibir as imagens gravadas e falar das duas. Resolvido. Texto pronto, tudo organizado, era esperar a Ana Maria Braga chamar o intervalo comercial e ler o teleprompter.

Enquanto isso a nossa equipe estava à postos, enviando para a emissora imagens da pista de pouso vazia de Uberlândia, esperando a aeronave.

E não é que o bendito do avião chegou em Uberlândia poucos minutos para eu entrar no ar, ao vivo... E não é que a hora que rodou a vinheta, as equipes estavam tirando as doses do avião e colocando numa van... E não é que os olhos do Stanley Matias, nosso cinegrafista, se tornaram os olhos para uma população... E não é que eu estava lá pra ver e contar. Detalhe: em 50 segundos.

Os céticos dirão: é só um avião com imunizantes. 
A semiótica explica: é a representação da esperança.
Para mim: a maior memória jornalística que participei até agora.
Para o povo: um respiro de que a vida pode melhorar.
Para o futuro: história.
Para todos: um marco.

Confesso, entre o pouso do avião e a entrada ao vivo, enviei uma mensagem de whatsapp pra minha mãe:

Eu
- Liga a TV agora.
- Chegou a vacina.

Mãe
- Graças a Deus.

Assista o boletim:


vídeo cedido: TV Integração - Afiliada Globo

;

;

;

;

;

;

;

;

;

;

;

;

;

;

Tags: memória, chegada da vacina, história, vacinação, tv integração, ao vivo, boletim, notícia
 Vanessa Carlos Vanessa Carlos
Memória da Notícia

Jornalista curiosa pelas histórias de vida das pessoas e com os sentidos atentos aos fatos que fazem do cotidiano elementos de transformação. Somente conhecendo a história é possível compreender o presente e desenhar o futuro. É o que teremos aqui toda sexta-feira, fatos recentes e outros um pouco mais distantes, porém conectados. Vanessa Carlos é apresentadora do MG1, da TV Integração. Tem 20 anos de jornalismo e experiência em edição, reportagem e produção de TV, trabalhou na assessoria de comunicação da emissora e com projetos sociais. Tem passagens pela rádio Cultura FM e revista Integra.

Leia também: VOLTA ÀS AULAS, DE NOVO, MAIS UMA VEZ...