Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Lei Seca, Polêmica Desde 1920

Publicado em 26/02/2021 - 21:49 Por Vanessa Carlos - Artigo editado em 26/03/2021 - 20:42
destaque
Créditos da imagem: internet
Podcast MEMÓRIA DA NOTÍCIA. Clique aqui para ouvir este conteúdo.

Considerando que estamos na pior fase da pandemia, até agora, se a sua cidade ainda não adotou medidas mais drásticas para conter o coronavírus ou é porque está tudo bem controlado por aí e a comunidade faz o dever de casa ou é porque as autoridades deixam correr frouxo. Minha afirmação é baseada no que o Brasil e o mundo está passando. De duas semanas pra cá, vivemos algo que sabíamos que poderia acontecer, mesmo assim nos surpreendeu. A lista você já conhece que vai desde o alto índice de contaminados, passando pela superlotação nos hospitais, as semanas de internação, as mortes e sem gerar surpresa nenhuma também tivemos as articulações políticas pela política e nem tanto pela pandemia. Termos como lockdown, toque de recolher e lei seca fazem parte da nossa vida.

Esta semana, na cidade onde eu moro (Uberlândia – MG) chegamos a este ponto esta semana, mas com o tom um tanto amenizado. Ouvi autoridade dizendo ao vivo na TV “não gostamos deste termo lockdown, a palavra é muito forte”, foi muito falando e não adotado até agora. Sobre o "toque de recolher", juridicamente falando não é bem assim, no momento é uma restrição de circulação sem ferir o direito do cidadão de ir e vir. Mas o que eu quero mesmo falar com você é sobre a Lei Seca.

Minha memória de Lei Seca é de algum ano da década de 1990 quando numa véspera da eleição eu escutava meus pais e os amigos comentarem que só poderiam comprar bebida até a meia noite. No dia da eleição, venda proibida. Eu não entendia muito bem o motivo.  Esta é uma lei na verdade de 1967, mas que foi adaptada e hoje a cada eleição permite definições locais. Desde o início, a justificativa era proibir a venda de bebida para que o eleitor não estivesse embriagado para decidir o candidato, além de evitar brigas.

Outra Lei Seca comum é a que foi publicada em 2008 e que reduziu a quase zero a tolerância de álcool no sangue do motorista (0,05mg/l). Foi uma medida que mudou parte do comportamento do motorista para reduzir acidentes.

Quem frequenta estádios já sabe... medida para reduzir a violência. Segundo o estatuto do torcedor, não se deve "portar objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência". Mas o caso segue na Justiça por questionamentos de inconstitucionalidade e liberações em vários estados.

Mas esta história vai mais longe: 1920. A 18ª Emenda da Constituição Norte Americana proibiu por quase 14 anos a fabricação, comercialização, transporte, exportação e importação de bebida alcóolica nos EUA. Na 1ª Guerra Mundial o jeito era reduzir ao máximo o consumo de trigo e outros grãos, sobrou para a bebida. Mas não foi só isso, há registros que citam que o consumo de álcool seria uma atitude antipatriótica e que foi uma tentativa de reduzir a violência e a pobreza. Depois de mais de uma década a máfia do contrabando cresceu, os crimes aumentaram, surgiram bares clandestinos e autoridades foram desmoralizadas. Emenda revogada e impostos girando nos cofres do governo com a legalização.


Autoridades dos EUA fazem apreensão de bebidas

2021 - Lei Seca para proibir a venda e a distribuição de bebidas em cidades do Brasil. Já tentaram de tudo para evitar as festas, agora essa parece que foi a derradeira. E com a aplicação da Lei Seca, o que vimos foi uma corrida aos supermercados e revendas e pessoas desesperadas em busca de bebida para garantir um estoque de sabe-se lá para quantos dias (não sabemos quanto tempo o decreto vai durar). Do anúncio à formação das grandes filas não levou nem duas horas. A proibição é mais uma tentativa das autoridades para evitar festas, esquecimento do uso de máscara, aglomeração...


Em diferentes momentos a Lei Seca foi e é adotada como medida extrema e em situações totalmente diferentes. A frase beba com moderação é a dose do bom censo. Mas censo não é consenso. 

Um brinde à vida! Você aí e eu aqui. 

;

;

;

;

;

Tags: Lei seca, pandemia, coronavírus, covid-19, história, EUA, 1920, trânsito, eleições
 Vanessa Carlos Vanessa Carlos
Memória da Notícia

Jornalista curiosa pelas histórias de vida das pessoas e com os sentidos atentos aos fatos que fazem do cotidiano elementos de transformação. Somente conhecendo a história é possível compreender o presente e desenhar o futuro. É o que teremos aqui toda sexta-feira, fatos recentes e outros um pouco mais distantes, porém conectados. Vanessa Carlos é apresentadora do MG1, da TV Integração. Tem 20 anos de jornalismo e experiência em edição, reportagem e produção de TV, trabalhou na assessoria de comunicação da emissora e com projetos sociais. Tem passagens pela rádio Cultura FM e revista Integra.

Leia também: Arena Sabiazinho E Ginásio Do Utc – Esporte, Saúde, Cultura E Vida