Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Gente Que Precisa Da Gente. A Onda Solidária

Publicado em 26/03/2021 - 20:41 Por Vanessa Carlos - Artigo editado em 26/03/2021 - 20:44
destaque
Créditos da imagem: reprodução / TV Integração

Uma das definições mais conhecidas sobre o jornalista é que somos contadores de histórias. É isso que fazemos, contamos as histórias dos lugares, dos acontecimentos e das pessoas. Contamos histórias da vida.

Esta provavelmente é a definição mais conhecida, mas tem uma outra que me agrada bastante: somos pontes. O jornalista faz conexões, liga causa e consequência e gente que nunca se viu acaba se encontrando na mesma história.

Todos os anos noticiamos campanhas de doação de alimentos, roupas, cobertores, fraldas... Mas 2021 nos chama com uma força ainda maior para a solidariedade. Tem mais gente com fome. Tem mais gente sem emprego. Tem mais gente que precisa da gente.

“O que podemos fazer?”
“Como dá pra ajudar?”
“Como não atrapalhar?”

Os questionamentos vão muito além do lead, a regra básica do jornalismo para começar a contar uma história (o que, quem, quando, onde, por que e como).

O lead é muito pouco quando o “quem” mal se reconhece na vida, o “como” parece quase impossível, o “quando” é urgente, o “onde” é em lugares muito além do imaginado, o “por que” não pode ser mudado e o “o que” é a necessidade.

Uma história contada é um fato compartilhado que ecoa numa distância muito além do previsto. Somos interlocutores da mensagem e testemunhas das respostas. Elas chegam!

O vídeo que você acompanha a seguir é um depoimento do jornalista Kleyton Guilherme, um daqueles profissionais que tem o olhar atento aos fatos e atenção calibrada às emoções.



Kleyton Guilherme - jornalista

Você pode assistir a reportagem que o Kleyton citou no vídeo clicando aqui.

Estes foram alguns entre tantos exemplos de que a resposta vem. É mais que informar, é o trabalho de não se deixar anestesiar para contar uma história, fazer uma ponte e tornar esta vida um lugar menos ruim para estar, mesmo com tudo o que estamos vivendo.

*Kleyton Guilherme é videorrepórter na TV Integração, afiliada Globo em Uberlândia – MG. Eu deixo aqui o convite para assistir com atenção cada uma de suas reportagens. Por que? Porque quem vê o mundo além dos fatos costuma nos mostrar o que nem sempre estamos atentos.


;

;

Tags: solidariedade, geladeira solidária, mesa solidária, notícia, jornalismo, Vanessa Carlos, Kleyton Guilherme
 Vanessa Carlos Vanessa Carlos
Memória da Notícia

Jornalista curiosa pelas histórias de vida das pessoas e com os sentidos atentos aos fatos que fazem do cotidiano elementos de transformação. Somente conhecendo a história é possível compreender o presente e desenhar o futuro. É o que teremos aqui toda sexta-feira, fatos recentes e outros um pouco mais distantes, porém conectados. Vanessa Carlos é apresentadora do MG1, da TV Integração. Tem 20 anos de jornalismo e experiência em edição, reportagem e produção de TV, trabalhou na assessoria de comunicação da emissora e com projetos sociais. Tem passagens pela rádio Cultura FM e revista Integra.

Leia também: Arena Sabiazinho E Ginásio Do Utc – Esporte, Saúde, Cultura E Vida