Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Folia De Reis: Tradição Silenciada

Publicado em 07/01/2021 - 20:35 Por Vanessa Carlos - Artigo editado em 26/03/2021 - 20:42
destaque
Créditos da imagem: Secretaria de Cultura de Uberlândia
Grupos de Folias de Reis não saem às ruas. A maioria dos integrantes faz parte do grupo de risco para o Coronavírus.

Imagine uma gente cheia de fé e tradição, uniformizada, seguindo em cortejo, percorrendo casas e cantando aquela música inconfundível que se arrasta num agudo até o último fôlego. 

A música de uma Folia é um diálogo sacro, católico e cultural... Ela é elemento de um conjunto de atos com cronograma, hierarquia, respeito e religiosidade. É folclore.

Festa de Reis tem som, tem cor e tem cheiro de comida boa, farta e com o tempero da tradição. 

Na teoria, são 1.255 grupos em Minas Gerais e na prática, mais de 4 mil. Folia de Reis é Patrimônio Imaterial de Minas Gerais (desde 2017).

Onde tem uma folia, tem um bisavô, um avô, um pai, um neto, um sobrinho, as mulheres, um bando de criança que nem sabe o que está fazendo ali (mas vai aprender um dia) e mais um alguém curioso que acha aquilo tudo muito rico e quer participar também. Folia é encontro do povo daqui com os companheiros de lá de outra terra. 

Folia que para se manter firme por mais de 300 anos em Minas teve que compartilhar. O tom certo da melodia foi ensinado e o recomeçar a cada ano também! 

Que antagônico! A receita da tradição agora depende da mudança. Pandemia. O tempero da folia tem gosto de silêncio e o compasso é de espera. Os mestres estão guardados, os instrumentos estão parados. O que não muda é o exercício da fé, sem encontro ou aglomeração.

"Aqui tá muito triste com essa doença. A gente tem fé que santos reis vai abençoar que essa doença vai embora e nós continua fazendo as nossas grandes festas de reis".
José Humberto Xavier - presidente da Associação das Folias de Reis de Uberlândia.

Visita do grupo Estrela do Oriente (Planalto) ao MGTV 1ª edição - TV
Reprodução MGTV - 2018

;

;

;

Tags: Folia de Reis, Tradição, Pandemia, História, Resgate, Memória, Notícia
 Vanessa Carlos Vanessa Carlos
Memória da Notícia

Jornalista curiosa pelas histórias de vida das pessoas e com os sentidos atentos aos fatos que fazem do cotidiano elementos de transformação. Somente conhecendo a história é possível compreender o presente e desenhar o futuro. É o que teremos aqui toda sexta-feira, fatos recentes e outros um pouco mais distantes, porém conectados. Vanessa Carlos é apresentadora do MG1, da TV Integração. Tem 20 anos de jornalismo e experiência em edição, reportagem e produção de TV, trabalhou na assessoria de comunicação da emissora e com projetos sociais. Tem passagens pela rádio Cultura FM e revista Integra.

Leia também: Arena Sabiazinho E Ginásio Do Utc – Esporte, Saúde, Cultura E Vida