Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Em 2021, Siga Em Frente

Publicado em 01/01/2021 - 05:27 Por Vanessa Carlos - Artigo editado em 14/01/2021 - 21:46
destaque
Créditos da imagem: acervo pessoal
Onde você estava há exatamente um ano? No dia 01 de janeiro de 2020, no primeiro dia desta década? Quem estava com você? O que você estava fazendo? As respostas são inúmeras. 

Agora, o que lá atrás você desejou para o seu 2020? Pensa bem, a pergunta é sobre o que você pediu e não o que não quis. Se passarmos todos os nossos desejos na peneira da vida sejam eles há um ano, há dez ou por quase toda a nossa existência, a lista vai conter: saúde (para sobreviver), amor (para dar cor), dinheiro (para aliviar), amigos (para acompanhar), força (para suportar), família (para confortar) e felicidade (desejo que se auto define).

Quando você estava fazendo tudo o que está lembrando agora, a Organização Mundial de Saúde tinha acabado de emitir o primeiro alerta do novo coronavírus, depois que autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan (31/12/2019). Depois disso, você sabe, você viveu, você sentiu: o isolamento, o não abraço, o uso de máscara, tivemos tutoriais para ensinar o básico de como lavar as mãos. Foi preciso aprender a ficar próximo de quem a gente achava que era próximo. E foi necessário entender o que é viver sozinho. Vidas ficaram pelo caminho e o inacreditável aconteceu, começamos a contabilizar mortes. Uma, duas, três, dezenas, milhares... Vacinas começaram a ser aplicadas - esperança.

Eu te convido a assistir esta reportagem que foi exibida no dia 1º de janeiro de 2009 e depois a gente continua essa nossa conversa.


MGTV 1ª edição 01/01/2009 - arquivo TV Integração 

O meu cabelo não é mais o mesmo, nem a cara de menina. Eu também não trabalho mais efetivamente na reportagem da TV Integração (afiliada Rede Globo em MG), mas parece que algumas coisas não mudam nunca. O meu amor por escrever sobre o cotidiano é vivo, este blog é prova disso. Os meus desejos para o próximo ano não são muito diferentes desses apresentados na reportagem e nem dos seus, hoje ou há alguns anos.

E deixando de fora (pelo menos por agora) tudo de ruim que a pandemia trouxe, eu faço só mais uma pergunta: o que de bom, por menor que seja, ela fortaleceu? Pensa aí. Ter menos amigos pode significar qualidade nas amizades. Entre arranca rabo e silêncio, talvez tenha surgido o caminho para a trégua com a família. A solidão pode ter se tornado uma descoberta de si... e aí vai, com o olhar do otimismo.

2020 não foi um ano perdido, foi um marco, inesquecível. Pode ter certeza, será uma referência de vida: antes e depois. O antes já foi. O depois é agora! E eu desejo a você a lista completa e tradicional de virada de ano, mas acrescente saúde em dobro e triplique a cota de fé. Aí, quando der, abrace!

Qual é o seu desejo?



* A foto no começo deste artigo é da estrada que liga Ituiutaba a Canápolis - MG. Foi uma viagem que fiz com meu pai, Ariovaldo Carlos há quase dois anos. Num instante de felicidade absoluta, o registro foi feito. Por mais instantes assim em 2021.

* Um agradecimento especial à minha editora e amiga Cleide Bernardes por sugerir este artigo e ao editor de imagens Ricardo Tomé por resgatar esta reportagem do Cedoc da TV Integração. 

;

;

Tags: 2021, 2020, ano novo, desejos, coronavírus, Covid-19, reportagem, história, memória, tv integração, notícia
 Vanessa Carlos Vanessa Carlos
Memória da Notícia

Jornalista curiosa pelas histórias de vida das pessoas e com os sentidos atentos aos fatos que fazem do cotidiano elementos de transformação. Somente conhecendo a história é possível compreender o presente e desenhar o futuro. É o que teremos aqui toda sexta-feira, fatos recentes e outros um pouco mais distantes, porém conectados. Vanessa Carlos é apresentadora do MG1, da TV Integração. Tem 20 anos de jornalismo e experiência em edição, reportagem e produção de TV, trabalhou na assessoria de comunicação da emissora e com projetos sociais. Tem passagens pela rádio Cultura FM e revista Integra.

Leia também: Enem – Conhecimento, Caneta, Incerteza, Álcool E Máscara