Colunistas
Diálogo, Amor E Sim À Ciência
Publicado em 19/02/2021 - 21:22 Por Vanessa Carlos
Lideranças, lideram! Pelo menos é isso o que eu penso. Ter voz ativa para influenciar outras pessoas é para poucos e quem está neste local de destaque tem por dever fazer mais, melhor e positivamente.




Esta semana a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil lançou a Campanha da Fraternidade 2021. O tema desta vez é: 'Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor'. O papa Francisco enviou uma mensagem:
"Precisamos vencer a pandemia, e nós o faremos à medida em que formos capazes de superar as divisões e nos unirmos em torno da vida", escreveu o papa.

1964
Segundo pesquisa da Folha de São Paulo (2019), 50% dos brasileiros são católicos, dado que nos leva a ver a dimensão de uma campanha, a pelo menos pensar sobre o tema. Além disso, este ano a campanha é ecumênica e convida pessoas de outras religiões cristãs a apoiarem as ideias. E mais que um título, este ano a campanha destaca a necessidade de combater a violência contra mulheres, negros, indígenas, LGBTQI+ e desaprova o negacionismo à ciência. Pauta extensa e que em tempos de nervos inflamados foi suficiente também para sofrer críticas de ultra conservadores.

1981
Se lideranças, lideram; quem está na vitrine está sujeito a pedradas. De 1962, início da campanha em Natal, no Rio Grande do Norte, até aqui, quantos temas foram levantados e levados para a reflexão coletiva e individual! Começou como uma mobilização para arrecadar fundos para ações assistenciais e com o tempo se tornou uma tradição.

1985
A Campanha da Fraternidade é a memória da notícia desta semana e traz o resgate de 59 anos de diferentes temas. Quando começa a quaresma, já se espera: qual o tema deste ano, qual ferida será tocada desta vez?

1993