Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Diálogo, Amor E Sim À Ciência

Publicado em 19/02/2021 - 21:22 Por Vanessa Carlos
destaque
Créditos da imagem: cnbb
Lideranças, lideram! Pelo menos é isso o que eu penso. Ter voz ativa para influenciar outras pessoas é para poucos e quem está neste local de destaque tem por dever fazer mais, melhor e positivamente.

Esta semana a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil lançou a Campanha da Fraternidade 2021. O tema desta vez é: 'Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor'. O papa Francisco enviou uma mensagem:

"Precisamos vencer a pandemia, e nós o faremos à medida em que formos capazes de superar as divisões e nos unirmos em torno da vida", escreveu o papa.


1964

Segundo pesquisa da Folha de São Paulo (2019), 50% dos brasileiros são católicos, dado que nos leva a ver a dimensão de uma campanha, a pelo menos pensar sobre o tema. Além disso, este ano a campanha é ecumênica e convida pessoas de outras religiões cristãs a apoiarem as ideias. E mais que um título, este ano a campanha destaca a necessidade de combater a violência contra mulheres, negros, indígenas, LGBTQI+ e desaprova o negacionismo à ciência. Pauta extensa e que em tempos de nervos inflamados foi suficiente também para sofrer críticas de ultra conservadores. 



1981
Se lideranças, lideram; quem está na vitrine está sujeito a pedradas. De 1962, início da campanha em Natal, no Rio Grande do Norte, até aqui, quantos temas foram levantados e levados para a reflexão coletiva e individual! Começou como uma mobilização para arrecadar fundos para ações assistenciais e com o tempo se tornou uma tradição. 


1985

A Campanha da Fraternidade é a memória da notícia desta semana e traz o resgate de 59 anos de diferentes temas. Quando começa a quaresma, já se espera: qual o tema deste ano, qual ferida será tocada desta vez?


1993
Tags: Campanha da Fraternidade, CNBB, Ciência, Memória, Notícia, LGBTQI+, pandemia, católicos, igreja
 Vanessa Carlos Vanessa Carlos
Memória da Notícia

Jornalista curiosa pelas histórias de vida das pessoas e com os sentidos atentos aos fatos que fazem do cotidiano elementos de transformação. Somente conhecendo a história é possível compreender o presente e desenhar o futuro. É o que teremos aqui toda sexta-feira, fatos recentes e outros um pouco mais distantes, porém conectados. Vanessa Carlos é apresentadora do MG1, da TV Integração. Tem 20 anos de jornalismo e experiência em edição, reportagem e produção de TV, trabalhou na assessoria de comunicação da emissora e com projetos sociais. Tem passagens pela rádio Cultura FM e revista Integra.

Leia também: Lei Seca, Polêmica Desde 1920