Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Covid-19 X H1N1

Publicado em 27/11/2020 - 11:20 Por Vanessa Carlos - Artigo editado em 26/03/2021 - 20:42
destaque
Créditos da imagem: imagem de internet

Brasil viveu surto de H1N1 em 2009


“Evite aglomeração. Aulas, cirurgias eletivas, festas, eventos e jogos suspensos!”

Estou falando de Covid-19? Também. Mas exatamente essas palavras foram usadas com frequência em 2009 quando o Brasil viveu um surto de H1N1, a chamada gripe suína, que fez Uberlândia quase parar. “Quase” porque não parou com uma taxa de mortalidade da doença em 0,02%, há 11 anos, e nem agora com uma taxa que varia de 2% a 3%, segundo o Ministério da Saúde. “Quase parar” quando naquela época tivemos um período em que Uberlândia registrou a maior quantidade de mortes em Minas Gerais, 7 vítimas da H1N1, sendo notícia em jornais de repercussão nacional e nem agora com mais de 700 mortes. Mas que foi um susto, lá em 2009, saber que não ia ter aula, e que muito dos serviços ficariam parados, isso foi! A reportagem a seguir é de 2009, qualquer semelhança não é mera coincidência.


Só quero lembrar que as suspensões do H1N1 não demoraram nem um mês, mas foi tempo suficiente para entrar para a história da cidade com a suspensão do Camaru e outros eventos.

Esta semana, o médico infectologista Marcelo Simão disse entrevista ao MG1, da TV Integração, que provavelmente agora teremos que seguir com esta rotina de restrições por mais um ano (começamos em março). É possível que a vacina que tem cerca de 90% de eficácia, segundo ele, comece a ficar disponível em três meses aos grupos de risco, mas para a massa da população a palavra de ordem é: paciência. Paciência em manter os cuidados mesmo quando nos deparamos com cenas de festas lotadas quando parece que não há a menor preocupação com a pandemia.


“A população não deve pensar porque a vacina está aí e que de um dia para o outro nós vamos vacinar 213 milhões de pessoas. Isso não vai acontecer. Nós vamos esperar mais ou menos um ano para que boa parte da população receba a sua imunização".

Marcelo Simão - infectologista

Clique aqui e acompanhe a entrevista completa e a festa do fim de semana.  

Quando resolvi escrever este artigo, o máximo que eu queria era lembrar da loucura que foi na época do H1N1, hoje os dois casos parecem incomparáveis, exceto pela necessidade de manter os cuidados de higiene e distanciamento. Estamos em uma pandemia e a gravidade e os impactos da Covid-19 levaremos anos para compreender.  Diante das incertezas, surgem mensagens de esperanças na rotina. Quando comentei com a minha filha qual seria o tema deste artigo ela disse: “Que bom, mãe! Assim as pessoas vão se lembrar que assim como o H1N1, a Covid-19 também vai passar”. Paciência! 

* Em 2009, ano em que houve surto no Brasil de H1N1, Minas Gerais registrou 145 mortes pela doença. Em Uberlândia foram 9 mortes. Até o fechamento deste artigo (25/11/2020), Minas Gerais registrou 9.858 óbitos. Em Uberlândia:  709. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia.
*Marcelo Simão é médico infectologista integrante da lista dos cientistas mais influentes do mundo do Journal PLOS Biology, da Universidade de Stanford (EUA)

;

;

;

;

Tags: covid-19, h1n1, pandemia, surto, saúde, tv integração, 2009, anos 2000
 Vanessa Carlos Vanessa Carlos
Memória da Notícia

Jornalista curiosa pelas histórias de vida das pessoas e com os sentidos atentos aos fatos que fazem do cotidiano elementos de transformação. Somente conhecendo a história é possível compreender o presente e desenhar o futuro. É o que teremos aqui toda sexta-feira, fatos recentes e outros um pouco mais distantes, porém conectados. Vanessa Carlos é apresentadora do MG1, da TV Integração. Tem 20 anos de jornalismo e experiência em edição, reportagem e produção de TV, trabalhou na assessoria de comunicação da emissora e com projetos sociais. Tem passagens pela rádio Cultura FM e revista Integra.

Leia também: Arena Sabiazinho E Ginásio Do Utc – Esporte, Saúde, Cultura E Vida