Colunistas
Covid-19 E A Senhorinha De Camiseta Azul
Publicado em 10/12/2020 - 20:43 Por Vanessa Carlos
A terça-feira, dia 8 de dezembro de 2020, amanheceu com um suspiro que reúne uma infinidade de sentimentos, entre eles: alívio, esperança, segurança, proteção. Logo cedo, assistir na TV, ler na internet e ver aquela senhora de 90 anos tomando a vacina mais esperada dos últimos tempos, tirou um peso de 5 mil quilos das costas. FINALMENTE! Depois de 9 meses, quando a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia por Covid-19 (11/03/2020), finalmente a boa notícia.
A senhorinha de camiseta azul e casaco de frio, Margaret Keenan, tem cara de Vó, igual a minha ou a sua. Ela se tornou a representação do que esperamos o mais rápido possível: a proteção.
É antagônico pensar em proteção numa guerra política. Mas a semana ainda reservou a surpresa da Anvisa liberar a vacinação no Brasil. Pelo visto, de alguma maneira, agora vai.
Quando este artigo foi finalizado, na noite do dia 10 de dezembro, 178.184 pessoas já haviam morrido apenas no Brasil vítimas do Covid-19. No mundo, um número igualmente inacreditável: 1.577.330 mortes.
O blog Memória da Notícia tem a pretensão de tratar de um assunto de destaque e trazer registros históricos do tema e curiosamente descobrimos que exatamente nesta semana (09/12), completou 41 anos que a Organização Mundial da Saúde certificou a extinção da varíola no mundo, doença que matou no século XX mais de 300 milhões de pessoas no mundo. Um vírus que prejudicava a humanidade havia pelo menos 5 mil anos.
Ahhhhhhhh! Entenda como um longo suspiro!
Desde que o mundo é mundo nos deparamos com o inesperado das doenças. Fomos pegos de surpresa. Falar que a humanidade sofre, é um incômodo. Mas pensar que é gente perto da gente, aí dói.
Abrimos então uma contagem regressiva. Tá bom, ainda imprecisa, mas já podemos começar a contar o dia em que não apenas uma senhorinha de camiseta azul receba a vacina, mas a mãe, a avó, a filha com asma, o amigo e finalmente nós mesmos. Precisamos de proteção. Sobre o alívio da extinção da doença, como a varíola, aí eu recomendo paciência e fé.
Eu te espero na próxima sexta-feira com mais Memória da Notícia e de segunda a sábado ao vivo no MGTV 1ª edição (12h) - TV Integração (afiliada Globo). Até mais!
Vanessa Carlos