Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Cora Inspiração. Quem Você Admira?

Publicado em 13/03/2021 - 11:32 Por Vanessa Carlos
destaque
Créditos da imagem: Close Comunicação
A onda coach que estamos vivendo traz, entre tantas orientações, um termo chamado "modelagem". Já tem tempo que Tony Robbins (considerado um dos maiores coaches do mundo, ou pelo menos é um dos mais famosos) usa essa palavra e divulga em seus livros como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal. Hoje não é raro aparecer a modelagem em aulas, palestras, postagens nas redes sociais para diversas áreas que você pretende melhorar, desde liderança corporativa até a tentativa de emagrecer.

Que fique muito claro que não estou questionando, colocando a prova ou avaliando o método, mas desde quando ouvi  “modelagem” pela primeira vez, no sentido de você agir como alguém para desenvolver capacidades tão boas quanto daquela pessoa, é que eu penso sobre isso.

Pra mim é tudo muito simples. Quem você admira? Dificilmente admiramos alguém por completo, e sim aspectos da vida daquela pessoa. No meu caso eu admiro a capacidade da comunicadora Oprah Winfrey de conseguir as melhores respostas dos entrevistados.  É só um exemplo.

De uma década pra cá, surgiu um outro termo que se tornou profissão: influenciador. Independente do termo que se use, pessoas admiradas nos inspiram, mas poucas, muito poucas tem a capacidade de fazer mais que nos motivar a comprar algo, mudar a aparência ou alguma parte da nossa rotina. Poucas pessoas tem a capacidade de fazer com que a gente reflita sobre elas, sobre nós, fazendo com que a gente destine algo de mais íntimo que: nossos pensamentos. E mais raras ainda são aquelas que nos inspiram ao ponto de mudar a nós mesmos.

Desde quando finalizei o texto da reportagem de homenagem a musicista Cora Pavan Capparelli, minha cabeça não para de pensar. Que mulher!

A dona Cora morreu dia 12 de março de 2021, aos 95 anos, de Covid-19.  Pra resumir, mas resumir muito: ela saiu de Uberlândia aos 17 anos para estudar em São Paulo, voltou formada em dois cursos, começou a dar aula, foi a responsável pela criação do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, também foi responsável pela abertura da faculdade de Artes de Uberlândia, esteve a frente de grandes projetos por toda a vida e até outro dia ainda queria participar de mais. 

Eu a entrevistei poucas vezes nos últimos 20 anos, e pra mim vem a imagem de elegância, sabedoria e respeito. 

A despedida da dona Cora me faz pensar no “ser mulher” e em como há tantos caminhos em fazer mais e melhor. A força pode estar na gentileza. O embate não precisa ser agressivo. A paciência não tem que ser estática. Estrelas estão nos palcos e e muito mais atrás deles. 

Obrigada por existir dona Cora. A senhora me inspira em ser mulher. 

Quem te inspira?

*Você pode assistir a reportagem sobre a dona Cora Pavan Capparelli clicando aqui. Veja também o documentário Tons de Cora, sobre a vida e a trajetória da musicista. 

Tags: Cora Pavan Capparelli, musicista, memória, notícia
 Vanessa Carlos Vanessa Carlos
Memória da Notícia

Jornalista curiosa pelas histórias de vida das pessoas e com os sentidos atentos aos fatos que fazem do cotidiano elementos de transformação. Somente conhecendo a história é possível compreender o presente e desenhar o futuro. É o que teremos aqui toda sexta-feira, fatos recentes e outros um pouco mais distantes, porém conectados. Vanessa Carlos é apresentadora do MG1, da TV Integração. Tem 20 anos de jornalismo e experiência em edição, reportagem e produção de TV, trabalhou na assessoria de comunicação da emissora e com projetos sociais. Tem passagens pela rádio Cultura FM e revista Integra.

Leia também: Arena Sabiazinho E Ginásio Do Utc – Esporte, Saúde, Cultura E Vida