Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Como Você Se Sente Após Um Ano De Pandemia?

Publicado em 19/03/2021 - 16:12 Por Vanessa Carlos - Artigo editado em 26/03/2021 - 20:42
destaque
Créditos da imagem: internet
Como você está? 

Eu imagino que uma das palavras a seguir seja a sua resposta: cansado, esgotado, desanimado, impaciente, ansioso, de saco cheio, triste, nervoso... 

Há um ano, quando esta avalanche começou, sabíamos que a vida iria mudar, não tínhamos ideia de que a mudança seria tão grande e muito menos que duraria tanto tempo.

Pra mim, o último ano teve alguns marcos e um deles foi quando o advogado Jonathan Campos, a primeira pessoa diagnosticada com covid-19 em Uberlândia, participou ao vivo do MGTV 1ª edição, telejornal que eu trabalho. O advogado tinha voltado de viagem, teve alguns sintomas e no geral estava bem. Mas ele representava a chegada de um vírus incontrolável para o tipo de vida que temos. (Clique aqui para assistir a entrevista)


(MGTV 1ª edição 18/03/2020 / reprodução)

Eu sabia que dali em diante começaria a contar vidas e mortes.

A pandemia nos coloca um peso. Quanto mais o tempo passa, mais cansados estamos. O peso se torna mais pesado. Confesso, em alguns casos nos anestesiamos, sofremos, choramos, acordamos, nos apoiamos, nos fortalecemos para estar firmes, ou quase, para mais uma entrada no ar com o simples propósito de informar. Informar nunca foi tão complexo.

Neste um ano, minha rotina virou do avesso, voltou para o direito e fez este movimento tantas vezes que eu nem sei mais qual é o lado certo. Sigo meio amarrotada, mas sigo. 

E esta insistência em não desistir me aproximou de pessoas (não literalmente, afinal estamos numa pandemia), me afastou de tantas outras, escancarou os reais valores que importam e me fez abandonar pelo caminho crenças que não faziam mais o menor sentido. Fraquezas foram reveladas e sutilezas passaram a dar cor a períodos que parecem cinza.  Ao mesmo tempo em que a vida se tornou mais simples, sobreviver parece mais complicado.

Assim como você, eu também sinto alguns daqueles sentimentos que descrevi lá em cima. Mas são parte, não todo. Agora, depois de um ano de pandemia, posso estar amarrotada ou desanimada, mas não descrente. Vacina, família e fé se tornaram base. Mais que sobreviver, a meta é viver! Enquanto eu estiver viva, eu não abro mão.



;

Tags: um ano de pandemia, covid-19
 Vanessa Carlos Vanessa Carlos
Memória da Notícia

Jornalista curiosa pelas histórias de vida das pessoas e com os sentidos atentos aos fatos que fazem do cotidiano elementos de transformação. Somente conhecendo a história é possível compreender o presente e desenhar o futuro. É o que teremos aqui toda sexta-feira, fatos recentes e outros um pouco mais distantes, porém conectados. Vanessa Carlos é apresentadora do MG1, da TV Integração. Tem 20 anos de jornalismo e experiência em edição, reportagem e produção de TV, trabalhou na assessoria de comunicação da emissora e com projetos sociais. Tem passagens pela rádio Cultura FM e revista Integra.

Leia também: Arena Sabiazinho E Ginásio Do Utc – Esporte, Saúde, Cultura E Vida