Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Capacete: Proteção, Evolução, Inovação. Bem Vindo, Elmo!

Publicado em 05/03/2021 - 18:18 Por Vanessa Carlos - Artigo editado em 26/03/2021 - 20:42
destaque
Créditos da imagem: internet
Você pode ouvir este conteúdo em formato de podcast. Clique aqui e acompanhe de qualquer lugar.

Você conhece o Elmo? O Elmo chamou a minha atenção esta semana. Ele é um tipo de capacete que auxilia a oxigenação de pacientes em tratamento com a covid-19. Ele reduz em 60% a necessidade de internação em UTI. Eu soube do Elmo porque ele se tornou uma alternativa em meio a tudo o que estamos vivendo e esta semana um empresário de Uberlândia - MG (que não quer ser identificado) doou 100 desses equipamentos para a prefeitura. 


Capacete Elmo / foto: divulgação

Carta para Elmo:
Muito prazer, Elmo. Obrigada, seja bem vindo. É muito bom saber que você é brasileiro como eu e está aqui pra dar um respiro, literalmente. Eu sei que você é jovem e não tem nem 1 ano e nasceu na necessidade da pandemia. Olha, ainda bem que seus pais além de criativos, tem a base na ciência, porque assim você, que saiu do Ceará, tem tudo para ganhar o mundo. Sinceramente, acredito que você vai entrar pra história dos capacetes, então deixa eu te contar um pouco sobre o que conhecemos e vivemos até agora.

Vida de capacete não é moleza, tem propósitos: proteger e salvar. E isso não é de hoje porque desde o período medieval os cavaleiros usavam nas batalhas. Já era uma peça valiosa militarmente, socialmente e estrategicamente. Isso foi lá no século VII. 

Capacete desse jeito, não tem nos dias de hoje, mas se andar nas ruas vai ver que motociclistas usam capacete também, aliás quem não usar é multado no Brasil desde 1998, quando virou lei. Antes disso, a quantidade de gente que morria em acidente de moto era muito maior que hoje.

Aliás, o capacete só é tão popular no trânsito por causa de um acidente em 1935, na Inglaterra. Um coronel inglês acabou morrendo num acidente de moto quando tentou desviar de ciclistas. Ele chegou a ser atendido por um neurocirurgião, mas não resistiu aos ferimentos na cabeça. O médico ficou inconformado, fez um estudo chamado “perda desnecessária de vidas por pilotos de motocicleta devido a ferimentos na cabeça" e por causa desse estudo os motociclistas do exército inglês passaram a usar capacete. Aí a ideia foi longe.

Mas, não é assim no mundo inteiro não. Usar capacete é obrigatório em alguns lugares e em outros não. Eu lembro bem quando no Brasil não era obrigatório e quase todo mundo andava de moto sem a menor proteção. Eu era criança quando meu primo me levava de moto pra beber suco de milho. Ele tinha uma moto que me lembrava a moto do Tom Cruise no filme Ases Indomáveis (só na minha cabeça era parecida).

Sabe Elmo, vai se acostumando porque um capacete puxa o outro e eu vou dar mais um exemplo. Nesse filme que eu comentei, o Tom Cruise não usava capacete quando andava de moto, mas quando pilotava o avião, aí era outra história. O capacete dele ficou muito famoso e está pra voltar pro cinema em breve. Outro capacete de encher os olhos é o do Darth Vader, da saga Star Wars. Tem gente que fala que é uma máscara, mas não é. O  
Anakin Skywalker quase morreu numa situação que eu não vou te dar spoiler e sem o capacete o sujeito não ficava vivo. 

Mas o que eu quero te falar é que tem capacete pra todo lado e com o tempo, com pesquisa, novos produtos e criatividade ele foi evoluindo. Imagine como era um capacete de mergulho, de astronauta ou os primeiros usados no futebol americano. Pra trabalhar também, ele é equipamento obrigatório de proteção em vários setores como na indústria e na construção civil. No fim desta carta tem algumas fotos pra você conhecer mais.

Elmo, eu poderia ficar até amanhã te contando sobre os capacetes e suas histórias. Na verdade esta carta de boas vindas é um agradecimento antecipado porque eu sei que você vai salvar muitas vidas. Não vai ser nada fácil, não vou te contar tudo que te espera para não te desanimar. Mas, quando você ficar cansado, esgotado, no limite e se questionando onde encontrar forças (sentimentos de profissionais da saúde, famílias e tantas outras pessoas na pandemia), aí você lembra de mais um capacete, um amarelinho brasileiro como você, que é sinônimo de persistência, fé, perseverança e vitória. 

Bom trabalho, Elmo!

“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”. - Ayrton Senna

Assinado: Vanessa Carlos


Antes que eu me esqueça, Elmo você já é celebridade! Aqui está um pouco da sua história, como você foi criado e aqui outra reportagem, mas esta é em Uberlândia.


Capacete Ayrton Senna / foto internet



Protótipo de um capacete de mergulho - século. XVII / foto internet




Capacete de mergulho - 1878 / foto internet


Capacete Elmo Medieval / foto internet



Yuri Alekseievitch Gagarin - primeiro homem a viajar em órbita da terra - 1961


Soldados ingleses / foto internet


Capacete 1ª guerra mundial / foto internet

Capacetes de futebol americano / foto internet

 
Foto reprodução Ases Indomáveis


Foto reprodução Star Wars


* O Elmo recebeu autorização da Anvisa para ser fabricado e comercializado em outubro de 2020. Desde dezembro, mais de 500 capacetes já foram produzidos e doados para hospitais cearenses. Em janeiro passado, o Governo do Ceará doou 65 unidades do dispositivo para o Governo do Amazonas, em uma ação solidária que repercutiu nacionalmente. 

* Idealizado em abril de 2020, quando a pandemia do novo coronavírus já contava com números alarmantes no Brasil, o Elmo é fruto de uma força tarefa público-privada de combate à crise sanitária. Em torno da iniciativa uniram-se, além da Fundação Edson Queiroz e da Escola de Saúde Pública do Ceará, um pool de instituições públicas e privadas, como a Secretaria da Saúde do Estado, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE) e a Esmaltec, empresa do Grupo Edson Queiroz - Informação da Unifor.

* Elmo é uma proteção, utilizada no ambiente bélico, destinada a defender a cabeça do soldado. Faz parte do equipamento de guerra antiga e medieval.

;

;

;

Tags: capacete, elmo, história, notícia, memória, senna, covid-19
 Vanessa Carlos Vanessa Carlos
Memória da Notícia

Jornalista curiosa pelas histórias de vida das pessoas e com os sentidos atentos aos fatos que fazem do cotidiano elementos de transformação. Somente conhecendo a história é possível compreender o presente e desenhar o futuro. É o que teremos aqui toda sexta-feira, fatos recentes e outros um pouco mais distantes, porém conectados. Vanessa Carlos é apresentadora do MG1, da TV Integração. Tem 20 anos de jornalismo e experiência em edição, reportagem e produção de TV, trabalhou na assessoria de comunicação da emissora e com projetos sociais. Tem passagens pela rádio Cultura FM e revista Integra.

Leia também: Arena Sabiazinho E Ginásio Do Utc – Esporte, Saúde, Cultura E Vida