Colunistas
Calma, Meu Jovem! A Nossa Homenagem Ao Sr. Edson Domingos Que Deixou A Tv Integração Depois De 56 Anos
Publicado em 17/12/2020 - 21:00 Por Vanessa Carlos - Artigo editado em 21/01/2021 - 20:34
Clique aqui e ouça os artigos do Memória da Notícia em formato de podcast.
Televisão se aprende na prática. Ao pisar na emissora você sente que ali o esquema é diferenciado. Quem chega tem a teoria, as referências, a vontade de inovar ou de fazer exatamente como o ídolo faz. Quantas ideias e quantas vontades, mas sempre tomando como base um ponto de partida.



Mas, quem ensinou o número 1? Quem foi o mentor daquele que chegou primeiro?
14 de dezembro de 2020. A memória viva da TV está mais viva do que nunca e decidiu, depois de 56 anos: vai seguir em frente!
Eu estou falando do Sr. Edson Domingos, o número 1 da TV Integração, emissora, afiliada à Rede Globo em Uberlândia. É ele o profissional que esteve na primeira transmissão da emissora em 1964, o funcionário que chegou antes mesmo que o atual dono, o colega que já foi faxineiro, técnico, cinegrafista...
Na memória da televisão brasileira estará o nome do Sr. Edson e tantas histórias que partiram do improviso das primeiras transmissões, dos atrasos dos capítulos das novelas que chegavam numa fita por ônibus, da cartolina com a marca do programa que caia, da inovação em fazer muito com equipamentos precários. Inúmeras maravilhosas histórias! Uma delas, você confere aqui.
vídeo cedido - Cedoc TV Integração
Mas, na memória de quem teve o privilégio de sentar ao lado, trocar palavras, tomar um café, ouvir uma moda, cruzar o corredor e ganhar um abraço num dia em que parecia que mundo ia acabar, vai ficar acima de tudo a sensação de paz. E me desculpem os demais, quem teve a honra de compartilhar um estúdio com o funcionário número 1, ganhou de presente a oportunidade de aprender com as palavras calmas, o corpo atento por trás de uma câmera ou duas, a atenção a cada notícia e o silêncio do respeito ao fazer televisão.
Egoístas somos nós que não queremos abrir mão. Mas, a memória está viva e quer viver!
“Hoje eu acho que tem os princípios, que são básicos, certo, em todos os tempos eles prevalecem. Eu acho que é amar o que faz, relacionar bem com os companheiros, porque os equipamentos hoje te dão todas as condições. Então, esses são os princípios básicos que se a pessoa fizer isso ele vai ser bem sucedido na frente” – Edson Domingos
Meu jovem, estamos falando de televisão ou de vida?

Sr. Edson Domingos fala sobre a história da TV para estudantes (foto: internet)

Edson Domingos e o jornalista Orlei Moreira, um dos primeiros apresentadores da emissora - 2019 (foto: arquivo Vanessa Carlos)

Edson Domingos pouco antes da gravação de chamada (foto: arquivo Vanessa Carlos)
*Este artigo contou com a colaboração de Francisca Rocha, Betina Scaramussa, Gustavo Araújo e Paulo Eduardo Vieira. A citação do sr. Edson é uma entrevista feita pela jornalista Emilene Silva, em 03/04/2019 para o Memória Globo.
Na próxima sexta-feira tem mais uma Memória da Notícia.
Também estamos no instagram com Memórias diárias dos principais assuntos do Brasil e do Mundo. Acesse @memoriadanoticia
;
;