Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Calma, Meu Jovem! A Nossa Homenagem Ao Sr. Edson Domingos Que Deixou A Tv Integração Depois De 56 Anos

Publicado em 17/12/2020 - 21:00 Por Vanessa Carlos - Artigo editado em 21/01/2021 - 20:34
destaque
Créditos da imagem: arquivo TV Integração
Clique aqui e ouça os artigos do Memória da Notícia em formato de podcast

Televisão se aprende na prática. Ao pisar na emissora você sente que ali o esquema é diferenciado. Quem chega tem a teoria, as referências, a vontade de inovar ou de fazer exatamente como o ídolo faz. Quantas ideias e quantas vontades, mas sempre tomando como base um ponto de partida. 

Mas, quem ensinou o número 1? Quem foi o mentor daquele que chegou primeiro?

14 de dezembro de 2020. A memória viva da TV está mais viva do que nunca e decidiu, depois de 56 anos: vai seguir em frente! 

Eu estou falando do Sr. Edson Domingos, o número 1 da TV Integração, emissora, afiliada à Rede Globo em Uberlândia. É ele o profissional que esteve na primeira transmissão da emissora em 1964, o funcionário que chegou antes mesmo que o atual dono, o colega que já foi faxineiro, técnico, cinegrafista... 

Na memória da televisão brasileira estará o nome do Sr. Edson e tantas histórias que partiram do improviso das primeiras transmissões, dos atrasos dos capítulos das novelas que chegavam numa fita por ônibus, da cartolina com a marca do programa que caia, da inovação em fazer muito com equipamentos precários. Inúmeras maravilhosas histórias! Uma delas, você confere aqui.


vídeo cedido - Cedoc TV Integração

Mas, na memória de quem teve o privilégio de sentar ao lado, trocar palavras, tomar um café, ouvir uma moda, cruzar o corredor e ganhar um abraço num dia em que parecia que mundo ia acabar, vai ficar acima de tudo a sensação de paz. E me desculpem os demais, quem teve a honra de compartilhar um estúdio com o funcionário número 1, ganhou de presente a oportunidade de aprender com as palavras calmas, o corpo atento por trás de uma câmera ou duas, a atenção a cada notícia e o silêncio do respeito ao fazer televisão.

Egoístas somos nós que não queremos abrir mão. Mas, a memória está viva e quer viver! 

“Hoje eu acho que tem os princípios, que são básicos, certo, em todos os tempos eles prevalecem. Eu acho que é amar o que faz, relacionar bem com os companheiros, porque os equipamentos hoje te dão todas as condições. Então, esses são os princípios básicos que se a pessoa fizer isso ele vai ser bem sucedido na frente” – Edson Domingos

Meu jovem, estamos falando de televisão ou de vida? 


Sr. Edson Domingos fala sobre a história da TV para estudantes (foto: internet)


Edson Domingos e o jornalista Orlei Moreira, um dos primeiros apresentadores da emissora - 2019 (foto: arquivo Vanessa Carlos)

Edson Domingos pouco antes da gravação de chamada (foto: arquivo Vanessa Carlos)

*Este artigo contou com a colaboração de Francisca Rocha, Betina Scaramussa, Gustavo Araújo e Paulo Eduardo Vieira. A citação do sr. Edson é uma entrevista feita pela jornalista Emilene Silva, em 03/04/2019 para o Memória Globo.


Na próxima sexta-feira tem mais uma Memória da Notícia. 

Também estamos no instagram com Memórias diárias dos principais assuntos do Brasil e do Mundo. Acesse @memoriadanoticia

;

;

Tags: megaminas, história, tv integração, afiliada Globo, memória, Edson Domingos, história da televisão, 1964
 Vanessa Carlos Vanessa Carlos
Memória da Notícia

Jornalista curiosa pelas histórias de vida das pessoas e com os sentidos atentos aos fatos que fazem do cotidiano elementos de transformação. Somente conhecendo a história é possível compreender o presente e desenhar o futuro. É o que teremos aqui toda sexta-feira, fatos recentes e outros um pouco mais distantes, porém conectados. Vanessa Carlos é apresentadora do MG1, da TV Integração. Tem 20 anos de jornalismo e experiência em edição, reportagem e produção de TV, trabalhou na assessoria de comunicação da emissora e com projetos sociais. Tem passagens pela rádio Cultura FM e revista Integra.

Leia também: Onde Você Estava Quando A Vacina Chegou?