BR 365 - um acesso surreal
Publicado em 24/02/2022 - 16:12 Por Vanessa CarlosHá 20 anos, quando eu era uma jovem jornalista que caiu numa redação com pessoas experientes, entender de estrada era um desafio. É que a malha viária do coração do Brasil não é tão simples, ainda mais para quem não costumava pegar a estrada. Estou em Uberlândia, no Triângulo Mineiro - MG.
Dois dos principais acessos logo se tornaram claros. BR 050, uma das principais conexões entre São Paulo, Minas Gerais e São Paulo. BR 365, uma das principais ligações entre o sudeste e o nordeste do país.
Buraqueira, pista simples, acidentes era assuntos comuns. Já apresentei o MGTV da estrada cobrando autoridades federais para resolver o problema da 365. Mas, interditar por mais de 10 dias a estrada e o único desvio possível ser de 200 quilômetros são notícia por si só. Mas nada supera A PASSARELA.
Mais de mil trabalhadores passam diariamente pela ponte sobre o córrego dos Vieiras, diariamente! E para o ir e vir trabalhar não incluir 400 quilômetros extras, agroindústrias da região do Alto Paranaíba criaram uma passarela que resolve como medida paliativa. A solução foi passarela em que os trabalhadores atravessa, quase que numa via sacra. É assim: um guindaste coloca a passarela, os trabalhadores atravessam, tiram a passarela, faz obra para resolver o problema na beira da ponte, para a obra, coloca passarela, funcionários passam, tira passarela. Boa noite, no dia seguinte começa tudo novamente. É assim mesmo!
Só eu acho tudo isso surreal? Estamos falando de um dos principais acessos brasileiros de escoamento de produção agrícola e transporte de cargas que atravessa o Brasil!
Só pra completar... Pagamos impostos, a rodovia deve ser privatizada, iniciativa privada entra na história e isso virou rotina na 365 às vésperas de sexta-feira de carnaval, quando o fluxo de veículos aumenta.
É ou não é surreal?
A história basta por si, mas as imagens são inacreditáveis. Clique aqui e veja a reportagem.
foto: Emílio Braga