Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

11 de setembro: e daqui 20 anos?

Publicado em 11/09/2021 - 16:15 Por Vanessa Carlos
destaque
Créditos da imagem: Marty Lederhandler/AP (arquivo) / G1
Olá, seja muito bem vindo ao Memória da Notícia. Hoje, 11 de setembro de 2021, eu me vejo na necessidade de falar sobre o ataque às torres gêmeas do Word Trade Center, nos Estados Unidos, há exatos 20 anos.

Onde você estava no dia 11 de setembro de 2001? O que você estava fazendo? Quem estava ao seu lado e naquela época quais eram os seus sonhos? Como estava a economia e o que foi possível em duas décadas?

Eu estava aqui, no Megaminas.com. Cheguei na emissora sem saber de nada, as redes sociais não tinham a força e a agilidade de hoje e sequer chamavam redes sociais. Me perguntaram: você viu isso o que está acontecendo nos Estados Unidos? Era inacreditável e mais ainda os impactos para a humanidade.

Na época aproveitei a oportunidade para escrever o meu TCC da graduação de Jornalismo sobre: A cobertura do MGTV 1ª edição sobre a guerra do Afeganistão, assuntos mundiais tem repercussões locais, sempre!

20 anos depois, o atentado é mais que uma memória, é um registo história que explica parte do que vivemos hoje.

Há poucas semanas com a volta do Talibã ao poder no Afeganistão, com muita frequência me preocupo sobre os nossos direitos civis. Jornalistas são espancados, mulheres perderam direitos, a fome assola o país e o futuro é incerto.

Em apenas 20 anos vimos um movimento de ida e vinda que interfere diretamente na vida de milhares de pessoas. Movimento este que não ocorreu da noite para o dia e por isso em todos os lugares é preciso toda atenção para evitar alienação. Perda de direitos pode ocorrer em doses homepáticas e para uma massa até passar despercebida e um dia você pode perder o direito básico de opinar, se manifestar, escolher e decidir sobre a própria vida. 

Há 20 anos eu estava aqui, estagiária cheia de sonhos e com a certeza dos direitos garantidos. Hoje estou aqui, relatando, opinando e me preocupando porque toda e qualquer perda de direito é significativa, um cuidado para que daqui 20 anos a vida não seja um retrocesso. 

Até a próxima memória

Vanessa Carlos
jornalista, mulher, mãe e cidadã preocupada com o futuro

Você pode acessar este conteúdo em formato de vídeo:

;

Tags: 11 de setembro, atentado, torres gêmeas, Afeganistão, direitos, direito da mulher, Vanessa Carlos, Jornalismo
 Vanessa Carlos Vanessa Carlos
Memória da Notícia

Jornalista curiosa pelas histórias de vida das pessoas e com os sentidos atentos aos fatos que fazem do cotidiano elementos de transformação. Somente conhecendo a história é possível compreender o presente e desenhar o futuro. É o que teremos aqui toda sexta-feira, fatos recentes e outros um pouco mais distantes, porém conectados. Vanessa Carlos é apresentadora do MG1, da TV Integração. Tem 20 anos de jornalismo e experiência em edição, reportagem e produção de TV, trabalhou na assessoria de comunicação da emissora e com projetos sociais. Tem passagens pela rádio Cultura FM e revista Integra.

Leia também: Bem mais que 8 km de congestionamento - histórias, bastidores