Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Você Corre Riscos?

Publicado em 30/03/2021 - 11:45 Por Marcos Vinícius Zani - Artigo editado em 30/03/2021 - 11:48
destaque
Créditos da imagem: Divulgação
Eu não sei qual foi a sua resposta, mas vou lhe sugerir uma a seguir. Para não dizer ninguém, a maioria das pessoas não gosta de correr riscos. Crescemos sempre com alguém do lado nos alertando do perigo do risco, dizendo para não fazer isso ou aquilo e evitar todo o tipo de risco. Mas toda oportunidade esconde em si o tão temido risco. Eu até ficaria desconfiado de oportunidades que não oferecem nenhum risco, aparentemente. 

Bem, a notícia que tenho para dar não é boa e nem ruim, é uma constatação óbvia e você é quem vai dar o tom. É quase impossível não correr riscos. O risco não é um imprevisto, necessariamente. Risco pode ser previsto, com frequência. Risco pode ser até natural. Está presente em quase toda a ação e está disfarçada até na decisão de não fazer nada. Aliás, é comum decidir fazer absolutamente coisa alguma e continuar correndo risco, justamente por essa postura de paralisação, que o torna obsoleto e vulnerável.

Respondendo a pergunta inicial: sim, você corre algum tipo de risco, provavelmente. E ficar parado ou sair por aí sem nenhum plano também tem riscos diferentes. Portanto, uma atitude inteligente é saber entender que o risco é inevitável e aprender com ele. Risco é o mestre que nos ensina através da prática. Evidentemente não estou incentivando você a viver a adrenalina do risco pelo risco. Porém, podemos correr riscos calculados. O empresário, por exemplo, sabe bem disso e já está mais acostumado com o temido risco. Tem empreendedor viciado em risco e tem aquele que não gosta nem de pronunciar essa palavra e dá sinônimos para ela como se fosse uma praga que tenta evitar a qualquer custo. Com o tempo vai percebendo que o risco nada mais é do que um cenário que oferece sim oportunidades e também riscos para todos aqueles que desejam nele explorar.

Aprendi algo que sempre procuro lembrar em momentos difíceis e pode ser útil para empresários, executivos e para você: podemos conviver com os riscos e oportunidades de maneira mais harmônica e inteligente se soubermos identificar, controlar, reduzir e administrar essa relação. Pense nisso!
Tags: voce corre riscos, coluna do Marcos Vinícius Zani, coluna do mega minas, negocios
 Marcos Vinícius Zani Marcos Vinícius Zani
Negócios & Estratégias

Zani é consultor empresarial. Ministra mentoria, treinamentos e palestras corporativas. Reside em Uberlândia/MG e tem 23 anos de experiência de mercado. É Pós-graduado em Administração da Produção e Logística, Gestão de Operações e da Qualidade, Gestão Estratégica de Negócios com ênfase em Recursos Humanos e Marketing e Vendas. Concluiu graduação em comunicação social - Habilitação em Publicidade e Propaganda e foi professor universitário de graduação na UNIUBE, UNIPAC, orientador de cursos no SENAC MINAS e radialista. Possui formação de extensão em Programação Neurolinguística - PNL e Coaching. Aqui você encontrará um espaço para reflexões sobre estratégias organizacionais e entrevistas com empresários e executivos que fazem a diferença no mundo dos negócios.