Tenha Foco
Publicado em 19/05/2021 - 17:43 Por Marcos Vinícius ZaniDiariamente somos estimulados por uma infinidade de informações. Isso gera ansiedade, confusão e fica difícil priorizar as ações. De repente tudo parece importante ou quase sem nenhuma importância. A internet oferece conteúdos preciosos, descartáveis e também os desprezíveis. Fica difícil avaliar o que é bom ou não e, obviamente, depende da sua necessidade do momento. Mas uma coisa já dá para adiantar em relação a essa imensidão de dados: tenha foco.
Ter foco é fácil entender e até praticar, mas bem difícil manter e, principalmente, naquilo que realmente interessa. Se você também vive essa relação inquieta com a quantidade de acessos e disponibilidade de informações e mensagens, procure ser mais seletivo e seguir por uma construção de conhecimento estratégico.
Para isso, descreva grandes áreas que considera importantes hoje. Dentre essas áreas, foque nos pontos que você pode controlar. Ora, pouco adianta focar naquilo que não pode gerenciar. Também de nada resolve fazer todo esse balanço e delegar ao acaso a gestão das suas prioridades. Para você não se perder, faça uma revisão diária, semanal ou mensal da rotina que merece esse grande foco. E lembre-se, qualquer tipo de planejamento, como esse, já está fadado ao fracasso se não for flexível.
A flexibilidade é importante para a adaptação da realidade. Se sua rotina mudou, talvez esteja na hora de mudar o foco ou vice-versa. Esse jogo de revisão nas suas prioridades está cada vez mais rápido em função da grande inovação e transformação digital que todos nós estamos passando.
Portanto, lembre-se daquele ensinamento orgânico e coletivo e faça acontecer. Crie metas desafiantes e alcançáveis dentro do universo que está ao seu alcance mudar. E claro, repita as ações até virarem hábito.
Como é mesmo aquela frase? Foco, fé e força!