Prepare-se!
Publicado em 19/05/2021 - 17:40 Por Marcos Vinícius ZaniQualificação profissional constante já virou obrigação dos que planejam e querem ser mais competitivos no mercado. Você irá encontrar outros termos semelhantes por aí como capacitação, aperfeiçoamento, atualização profissional, etc. Estatísticas sobre emprego ou desemprego são rotineiras nos meios de comunicação. Normalmente, os números não são bons e assustam. Mas além dos índices divulgados, interpretar um pouco esses gráficos é fundamental. Essas métricas de desemprego são também um retrato das decisões tomadas por pessoas. Essas escolhas permeiam o mundo, o seu país, seu Estado, sua cidade, seu bairro, sua residência, sua família, sua vida.
Portanto, em relação ao emprego, dedique-se no que pode construir: sua empregabilidade. Mas como você reage diante da sua capacidade de se tornar empregável no mercado? Ora, já ouvi muitos se queixarem da alta competitividade e da falta de oportunidades de empregos. A questão é que esses dados transitam há décadas numa realidade Brasil bem crítica. Em outras palavras, não há como você sozinho mudar o cenário econômico do país e mundo, mas só você pode mudar o cenário da sua realidade profissional. E para que você tenha mais “sorte” na carreira, nada mais coerente do que se preparar de forma mais estratégica.
A fórmula não é minha, porém é aplicável em nosso caso: “sorte = preparação + oportunidade”.
Então, se você quer ter mais sorte, esteja preparado para a próxima oportunidade. Essa regra deixa claro que quanto mais preparação você tiver, mais oportunidades encontrará e mais sorte terá.
O que observo com frequência são pessoas que pedem sorte, procuram oportunidades e se preparam, só eventualmente ou nunca. A fórmula citada mostra claramente que encontrar oportunidades depende da sua capacidade de enxergá-las. Ou seja, as melhores escolhas estão por aí, na sua frente. Pesquise, estude, pratique, amplie sua rede de contatos. Tenha uma capacitação profissional contínua.
Prepare-se para ter sorte!