Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Tiradentes: Conheça A Parte Mais Encantadora Da Cidade

Publicado em 28/11/2020 - 01:56 Por Jaqueline Lima - Artigo editado em 27/03/2021 - 19:32
destaque
Créditos da imagem: Jaqueline Lima


Tiradentes é uma pequena cidade do interior de Minas Gerais. Ela compõe a suntuosa rota das vilas, que se formaram ao entorno das minas de ouro. Só por este detalhe, você pode imaginar quão rico em história e cultura é este lugar.

 

COMEÇANDO PELA HISTÓRIA

 O nome da cidade nem sempre foi este, porém no início do período republicano, muitas cidades receberam outros nomes, a fim de, resgatar os heróis nacionais que questionaram a monarquia.

Tiradentes, o herói que cede o nome a cidade, é considerado um ícone da nossa história. Em 1789, ele participou de um movimento revolucionário que ficou conhecido como Inconfidência Mineira, tal evento, criticou os altos e duros impostos cobrados pela Coroa portuguesa.

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, era um dos líderes deste movimento, isto é, segundo a história oficial.  A revolta foi delatada por um traidor e Tiradentes foi executado de uma forma muito violenta. Por sua origem pobre, foi o único representante do protesto a ser morto.

Importante ressaltar que a bandeira idealizada neste período se tornou a atual bandeira de Minas Gerais.  

Diante de tudo isto, chegou o momento de ir além do nome.

                                                                                    


SOBRE A CIDADE

 

Visitar esta cidade foi uma das minhas melhores experiências em Minas Gerais. A história, o artesanato, as ruas, as igrejas, tudo é encantador!

A cidade é minúscula, tudo é “pertinho”, portanto, deixe seu carro no estacionamento e ande sem medo pelas ruas charmosas e coloniais.  


Dentre os bares e restaurantes, o meu preferido foi o Plataforma do Sabor, sua localização está em frente à estação da Maria Fumaça, que combinada com música ao vivo, engrandece o nível da estadia.

O passeio de Maria Fumaça faz rota até São João del-Rei. Uma opção é comprar a passagem só de ida e ficar uma tarde e/ou algumas horas São João del-Rei, depois alugue um táxi ou até mesmo use um ônibus para voltar .


 

HOSPEDAGEM

 Sobre a hospedagem, escolhi a pousada Solar da Serra. Optei ainda, pela suíte máster, pois tinha uma vista incrível!

No final do dia, eu prefiro relaxar em companhia do pôr do sol, a suíte escolhida tinha uma banheira de hidromassagem que configurava todo um ambiente de tranquilidade e repouso.




O final de semana na suíte máster tem a tarifa de aproximadamente R$1620,00 reais, o quarto comum R$ 1060,00 reais, os preços podem variar conforme a data.

Atualmente para atender mesmo com alerta de Covid-19, os protocolos estão sendo seguidos com toda responsabilidade, porém não há redução na capacidade de hospedagem. Sobre isto, não percebo riscos, pois a pousada é bem exclusiva.



O local é amplo, tem piscina de borda infinita, e fica no alto da serra. Quase impossível ter vontade de deixar o lugar.

 

 

UM SONHO

 Tiradentes, como anunciado é uma cidade tranquila, perfeita para renovar as energias e se desligar um pouco.

Uma sugestão para aliviar o peso da rotina é realizar o passeio de balão. A empresa que me atendeu foi a Minas balonismo. Eles oferecem um café da manhã tipicamente mineiro (café quentinho, pão de queijo, queijo, geleia e bolos), antes do voo.



O passeio é suave! O balão sobe bem devagar ,  e sua rota é conforme o vento, porém há um planejamento prevendo onde pousará. Ainda há carros de apoio que seguem o balão e te conduzem de volta ao hotel após o pouso.

Clique no link a seguir e assista o vídeo sobre o voo: instagram.com ou acesse youtu.be . 

Indico para todos, é uma experiência incrível! Está tão perto do céu, possibilita um renovo espiritual e mental.





Para mim, era um sonho realizar o passeio de balão, acho que foi por isso que Tiradentes me encantou.

 



DICAS


Esta viagem pode ser feita em um final de semana, dependendo de sua localização de partida. Como ressaltei é um lugar tranquilo e pequeno. Você consegue conhecer tudo em um dia e ainda separar aquele “tempinho” para descansar.

Aprendi que não importa o quão difícil, fácil, simples ou oneroso, seja um sonho, se faz sentido para você, invista!  Nunca desista deles, além do mais, há um Deus interessado em realizá-los.

 “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!” (Mateus 7:11)

 

Jaque Viagens

 

 

 

 

 

 

;

;

;

;

;

;

;

Tags: viagens, Tiradentes , Minas Gerais , balonismo
 Jaqueline Lima Jaqueline Lima
Jaque Viagens

Sou a Jaqueline. Sou professora de História e quero conhecer cada lugar deste mundo. Irei averiguar o que os livros me apresentaram. Gosto de envolver política, filosofia, arte e religião em meus relatos. Considero importante criticar as esferas que fazem parte do nosso cotidiano. Venha comigo conhecer o mundo por todos os ângulos. Vou te mostrar as histórias dos lugares, informações sobre viagens e dicas para fotos . Veiculações: sábado

Leia também: Ouro Preto ... Conheça Um Pouco Da História De Minas Gerais