Colunistas
Sobre Maceió: Bom, Bonito E Barato!
Publicado em 12/12/2020 - 09:08 Por Jaqueline Lima - Artigo editado em 27/03/2021 - 19:32

“Ah que saudade do céu, do sol do mar de Maceió!” (Eliezer Setton)
Maceió é sem dúvidas um dos melhores destinos do Brasil. É um lugar lindo, acessível e tem um mar quentinho.
Se você quer gastar pouco e ainda aproveitar uma experiência com as melhores praias, vá para Maceió!
Nesta viagem fomos eu, meu marido e meus pais. O lugar tem espaço para todos os estilos. Tem a parte badalada e a parte mais sossegada. É uma ótima opção para passeios em família, com os amigos e/ ou configurar uma viagem romântica.
Acho que todo brasileiro deveria começar a conhecer as belezas do Brasil por Maceió. Não é exagero meu só afirmo que você vai conhecer praias de “nível caribe”, sem gastar muito, e ainda com a comodidade de estar em seu próprio país.
Na maioria das minhas viagens, eu tento explorar tudo o que o lugar me oferece. Nesta, todos os dias conheci uma praia diferente. No final da tarde eu estava sempre cansada, porém foi recompensador cada paisagem.
SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA...
Maceió é a capital do estado de Alagoas e representa muito bem o Nordeste. Muitos comparam o lugar e o atribuem a ele o título de “Caribe Brasileiro”. Realmente pode ser comparado, as águas são claras e o mar como citei antes, é quentinho.
Apesar de ser um lugar paradisíaco, cheio de riquezas naturais, a cidade é muito pobre. Vários guias enfatizavam que muitos moradores não conhecem as belezas do lugar por não terem condições financeiras, sendo que, muitos vivem em uma situação difícil e precária.
A realidade do nosso país é algo fatídico, um lugar rico com um povo pobre. Desde o início da história do nosso país o Nordeste sempre foi explorado, porém negligenciado. Na região aconteceram vários movimentos revolucionários de caráter separatista.
Devemos nos comprometer por um Brasil mais justo. Atenção! Um país e não só alguns estados.

HOSPEDAGEM
Minha escolha de hospedagem foi o hotel Hitz Lagoa d'Anta. Está em um local mais afastado do centro, porém é sofisticado, confortável e fica de frente para a praia.
Algo que ganhou meu coração foi que, o sol nasce no mar. E neste caso, o hotel oferecia uma localização singular. Recomendo que você acorde mais cedo, pelo menos um dia e participe do espetáculo.
O hotel sempre estava limpo e impecável. Os funcionários foram em todo tempo atenciosos.
Não fico muito tempo no hotel, a maior parte do dia, visito os lugares da região, mas escolho sempre um hotel que me ofereça um ambiente organizado e confortável para repor as energias no fim do dia.


PROTOCOLOS DE SEGURANÇA NESTE MOMENTO DE PANDEMIA
Neste período de pandemia global é interessante, além de fazer todas as considerações usuais, se certificar que o lugar para onde você vai, segue todas as medidas de segurança e protocolos adequados.
Minha amiga acabou de retornar de Maceió, estava deslumbrada com as belezas naturais, porém ressaltou que muitos lugares como restaurantes e barezinhos estavam lotados e não havia muita fiscalização.
Como mencionei no texto de Monte Verde e Campos do Jordão (acesse o link a seguir para saber mais: megaminas.com.br ), viajar é maravilhoso, porém saúde e segurança são inegociáveis.
Pondere e pesquise antes de visitar o lugar, entre em contato com pessoas que moram ou visitaram recentemente o destino que você pretende ir, e dependendo da situação não vá, escolha outro lugar e/ou outra data.
PRAIAS
PRAIA DO FRANCÊS

A praia do Francês é uma das mais conhecidas, pois é de fácil acesso. Há passeios de barcos e vários restaurantes na orla da praia, o ponto negativo é ser uma praia lotada. A dica é fazer o passeio de barco e visitar os pontos mais afastados.

PRAIA DE PARIPUEIRA

Paripueira, apesar de não ser muito conhecida, é uma delícia de praia! A água é quentinha, a areia fofinha e o lugar é muito tranquilo.
Nesta praia há um receptivo bem organizado, há banheiros, duchas, barzinhos, espreguiçadeiras e outros. Eu até dormi curtindo o barulho do mar e o quentinho do sol. Falando em sol, não se esqueçam do protetor solar, faz um calor fora do normal, o sol apesar de gostoso é muito quente.
No final deste passeio, ainda visitei um centro artesanal, e como todo bom brasileiro comprei lembrancinhas, castanhas e doces.

DUNAS DE MARAPÉ

Dunas de Marapé é um lugar incrível! De um lado fica um rio e do outro o mar. O mais especial deste lugar foi ver as tartarugas marinhas, elas eram gigantes, e lindas!
Eu amo ver os animais, principalmente os marinhos, pois como mineirinha que sou, não tenho acesso fácil ao mar, então cada vez que posso usufruir dele é especial!
Voltando às tartarugas, fiquei deslumbrada com elas, eram enormes, nem tive “presença de espírito” para tirar foto, todos que estavam na água foram orientados a sair e contemplá-las, eu nem lembrei do celular. Acredita?
Neste passeio ainda visitei uma fazenda de coqueiros. A entrada é por uma propriedade particular. Na volta passei em um lago com águas "purificadoras e rejuvenescedoras" (dizem) e o mais divertido foi que, o passeio é realizado em um Pau de Arara. Alguém conhece?
Pau de Arara é um caminhão adaptado para transportar mais pessoas. Como o passeio era perto, não apresentou riscos.



FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO

O passeio à Foz do rio São Francisco é longo e cansativo, cheguei exausta. O roteiro consiste em ir de barco até o encontro das águas do Rio São Francisco com o mar.
Navegar pelo rio até sua fusão com o mar é deslumbrante! Fica nítida a divisão das águas, impressionante e imperdível!
MARAGOGI

Maragogi foi à praia que mais coloquei expectativas, pois era sempre comentada como a mais bonita; realmente, Maragogi ganha de muitas praias, e entrou na minha lista como uma das minhas favoritas.
A água do mar tem um tom de esmeralda sem igual. O mar ainda é calmo nos permitindo nadar tranquilamente, cheguei bem à frente e consegui voltar sem me cansar.
Como é uma praia bem conhecida e linda, as comidas e bebidas já eram mais caras, mas nada exorbitante.
PRAIA DO GUNGA

A praia do Gunga é a mais balada, e compõe o grupo das famosinhas, porém cuidado! É uma ilha e ao entrar no mar a areia vai te empurrar e as águas irão te puxar, se você não sabe nadar muito bem melhor não se aventurar. Se estiver com crianças mais cuidado ainda.
Há várias lojas, passeios e atividades. Realizei o passeio de buggy, onde visitei as falésias, me colori e depois tomei um banho em uma piscina natural que se formava por perto.

DICAS
Todos os passeios, você mesmo pode comprar quando chegar a Maceió, seja em uma agência ou por sites. Se preferir alugue um carro, não é difícil se locomover para as praias e o pessoal sempre oferece informação.
A noite há várias opções para quem gosta de movimento, se for voltar tarde atenção por onde vai passar.
Pesquise antes de comprar sua passagem aérea. A Decolar, por exemplo, sempre oferece opções com descontos interessantes.
Para economizar escolha um hotel mais acessível e priorize os passeios. É possível conhecer várias praias além destas que citei.
Como mencionei no início, realizei esta viagem com minha família. E a dica mais valiosa deste texto é que você também faça uma viagem com a sua.
Aproveite os momentos da sua vida ao lado de pessoas que realmente se importam com você, essas pessoas são luz em nosso caminho, elas nos levam para perto de Deus, e os seus conselhos nos livram do mal. Então vamos dar valor no que realmente amamos: Deus, família e amigos.
"Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente". (I Timóteo 5:8)

Jaque Viagens

Para mais dicas instagram.com
;
;
;
;
;
;
;
;
;
;