Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Sobre Maceió: Bom, Bonito E Barato!

Publicado em 12/12/2020 - 09:08 Por Jaqueline Lima - Artigo editado em 23/01/2021 - 20:18
destaque
Créditos da imagem: Jaqueline Lima



“Ah que saudade do céu, do sol do mar de Maceió!” (Eliezer Setton)

Maceió é sem dúvidas um dos melhores destinos do Brasil. É um lugar lindo, acessível e tem um mar quentinho. 
Se você quer gastar pouco e ainda aproveitar uma experiência com as melhores praias, vá para Maceió!
Nesta viagem fomos eu, meu marido e meus pais. O lugar tem espaço para todos os estilos. Tem a parte badalada e a parte mais sossegada. É uma ótima opção para passeios em família, com os amigos e/ ou configurar uma viagem romântica. 
Acho que todo brasileiro deveria começar a conhecer as belezas do Brasil por Maceió. Não é exagero meu só afirmo que você vai conhecer praias de “nível caribe”, sem gastar muito, e ainda com a comodidade de estar em seu próprio país. 
Na maioria das minhas viagens, eu tento explorar tudo o que o lugar me oferece. Nesta, todos os dias conheci uma praia diferente. No final da tarde eu estava sempre cansada, porém foi recompensador cada paisagem. 
 
SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA...
 
 Maceió é a  capital do estado de Alagoas e representa muito bem o Nordeste. Muitos  comparam o lugar e o atribuem a ele o título de  “Caribe Brasileiro”. Realmente pode ser comparado, as águas são claras e o mar  como citei antes, é quentinho. 
Apesar de ser um lugar paradisíaco, cheio de riquezas naturais, a cidade é muito pobre. Vários guias enfatizavam que muitos moradores não conhecem as belezas do lugar por não terem condições financeiras, sendo que, muitos vivem em uma situação difícil e precária. 
A realidade do nosso país é algo fatídico, um lugar rico com um povo pobre. Desde o início da história do nosso país o Nordeste sempre foi explorado, porém negligenciado. Na região aconteceram vários movimentos revolucionários de caráter separatista. 
Devemos nos comprometer  por um Brasil mais justo. Atenção! Um país e não só alguns estados.  
 
  

HOSPEDAGEM
 
Minha escolha de hospedagem foi o hotel Hitz Lagoa d'Anta. Está em um local mais afastado do centro, porém é sofisticado, confortável e fica de frente para a praia. 
Algo que ganhou meu coração foi que,  o sol nasce no mar. E neste caso, o hotel oferecia uma localização singular. Recomendo que você  acorde mais cedo, pelo menos um dia e participe do espetáculo. 
O hotel sempre estava limpo e impecável. Os funcionários foram em todo tempo atenciosos. 
Não fico muito tempo no hotel, a maior parte do dia, visito os lugares da região, mas escolho sempre um hotel que me ofereça um ambiente organizado e confortável para repor as energias no fim do dia.
 


 
PROTOCOLOS DE SEGURANÇA NESTE MOMENTO DE PANDEMIA
 
Neste período de pandemia global é interessante, além de fazer todas as considerações usuais, se certificar que o lugar para onde você vai, segue todas as medidas de segurança e protocolos adequados. 
Minha amiga acabou de retornar de Maceió, estava deslumbrada com as belezas naturais, porém ressaltou que muitos lugares como restaurantes e barezinhos estavam lotados e não havia muita fiscalização.
Como mencionei no texto de Monte Verde e Campos do Jordão (acesse o link a seguir para saber mais: megaminas.com.br ), viajar é maravilhoso, porém saúde e segurança são inegociáveis. 
Pondere e pesquise antes de visitar o lugar, entre em contato com pessoas que moram ou visitaram recentemente o destino que você pretende ir, e dependendo da situação não vá, escolha outro lugar e/ou outra data. 
 
PRAIAS
 
PRAIA DO FRANCÊS


 
 
A praia do Francês é uma das mais conhecidas, pois é de fácil acesso. Há passeios de barcos e vários restaurantes na orla da praia, o ponto negativo é ser uma praia lotada. A dica é fazer o passeio de barco e visitar os pontos mais afastados.
 
 
 
 
 
PRAIA DE PARIPUEIRA


 
Paripueira, apesar de não ser muito conhecida, é uma delícia de praia! A água é quentinha, a areia fofinha e o lugar é muito tranquilo. 
Nesta praia há um receptivo bem organizado, há banheiros, duchas, barzinhos, espreguiçadeiras e outros. Eu até dormi curtindo o barulho do mar e o quentinho do sol. Falando em sol, não se esqueçam do protetor solar, faz um calor fora do normal, o sol apesar de gostoso é muito quente.
No final deste passeio, ainda visitei um centro artesanal, e como todo bom brasileiro comprei lembrancinhas, castanhas e doces. 
 
 
 
 
DUNAS DE MARAPÉ

 

Dunas de Marapé é um lugar incrível!  De um lado fica um rio e do outro o mar. O mais especial deste lugar foi ver as tartarugas marinhas, elas  eram gigantes, e lindas! 
Eu amo ver os animais, principalmente os marinhos, pois como mineirinha que sou, não tenho acesso fácil ao mar, então cada vez que posso usufruir dele é especial! 
Voltando às tartarugas, fiquei deslumbrada com elas, eram enormes, nem tive “presença de espírito” para tirar foto, todos que estavam na água foram orientados a sair e contemplá-las, eu nem lembrei do celular. Acredita? 
Neste passeio ainda visitei uma fazenda de coqueiros.  A entrada é por uma propriedade particular. Na volta  passei em um lago com águas "purificadoras e rejuvenescedoras" (dizem) e o mais divertido foi que, o passeio é realizado em um Pau de Arara. Alguém conhece? 
Pau de Arara é um caminhão adaptado para transportar mais pessoas. Como o passeio era perto, não apresentou riscos. 
 
       

FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO
 

O passeio à Foz do rio São Francisco  é longo e cansativo, cheguei  exausta. O roteiro consiste em ir de barco até o encontro das águas do Rio São Francisco com o mar. 
Navegar pelo rio até sua fusão com o mar é deslumbrante! Fica nítida a divisão das águas, impressionante e imperdível!
 
 
MARAGOGI


 
Maragogi foi à praia que mais coloquei expectativas, pois era sempre comentada como a mais bonita; realmente, Maragogi ganha de muitas praias, e entrou na minha lista como uma das minhas favoritas.
A água do mar tem um tom de esmeralda sem igual. O mar ainda é calmo nos permitindo nadar tranquilamente, cheguei bem à frente e consegui voltar sem me cansar.
Como é uma praia bem conhecida e linda, as comidas e bebidas já eram mais caras, mas nada exorbitante. 
 
 
PRAIA DO GUNGA
 
 
A praia do Gunga é a mais balada, e compõe o grupo das famosinhas, porém cuidado! É uma ilha e ao entrar no mar a areia vai te empurrar e as águas irão te puxar, se você não sabe nadar muito bem melhor não se aventurar. Se estiver com crianças mais cuidado ainda. 
 
Há várias lojas, passeios e atividades. Realizei o passeio de buggy, onde visitei as falésias, me colori e depois tomei um banho em uma piscina natural que se formava por perto. 


 
DICAS
 
Todos os passeios, você mesmo pode comprar quando chegar a Maceió, seja em uma agência ou por sites. Se preferir alugue um carro, não é difícil se locomover para as praias e o pessoal sempre oferece informação. 
A noite há várias opções para quem gosta de movimento, se for voltar tarde atenção por onde vai passar. 
Pesquise antes de comprar sua passagem aérea. A Decolar, por exemplo, sempre oferece opções com descontos interessantes.
Para economizar escolha um hotel mais acessível e priorize os passeios. É possível conhecer várias praias além destas que citei. 
Como mencionei no início, realizei esta viagem com minha família. E a dica mais valiosa deste texto é que você também faça uma viagem com a sua. 
Aproveite os momentos da sua vida ao lado de pessoas que realmente se importam com você, essas pessoas são luz em nosso caminho, elas nos levam para perto de Deus, e os seus conselhos nos livram do mal. Então vamos dar valor no que realmente amamos: Deus, família e amigos. 
"Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente". (I Timóteo 5:8)

 


Jaque Viagens  
 
 
 
 Para mais dicas   instagram.com 
 
 

;

;

;

;

;

;

;

;

;

;

Tags: viagens,praia,nordeste,Maceió,férias
 Jaqueline Lima Jaqueline Lima
Jaque Viagens

Sou a Jaqueline. Sou professora de História e quero conhecer cada lugar deste mundo. Irei averiguar o que os livros me apresentaram. Gosto de envolver política, filosofia, arte e religião em meus relatos. Considero importante criticar as esferas que fazem parte do nosso cotidiano. Venha comigo conhecer o mundo por todos os ângulos. Vou te mostrar as histórias dos lugares, informações sobre viagens e dicas para fotos . Veiculações: sábado

Leia também: Um Pouquinho Sobre A Bélgica