Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Monte Verde – Mg Ou Campos Do Jordão – Sp ? Descubra Qual Combina Mais Com Você

Publicado em 05/12/2020 - 01:36 Por Jaqueline Lima
destaque
Créditos da imagem: Jaqueline Lima


Tenho recebido várias dúvidas sobre Campos do Jordão e Monte Verde. As duas opções são bem parecidas com Gramado, porém apresentam uma proposta mais acessível  (acesse a matéria sobre Gramado para saber mais, é só clicar no link a seguir  megaminas.com.br ).

MONTE VERDE-MG

 

Monte Verde fica no estado de Minas Gerais, é um pequeno distrito do município de Camanducaia, é praticamente um bairro. A estrutura da região, ainda precisa ser melhorada. As pousadas são ilustres, mas as ruas que dão acesso a elas não são adequadas. Este é o ponto negativo deste local.


As montanhas, paisagens, o clima, tudo lembra muito a Europa. É um lugar romântico, que apresenta os melhores requisitos de Minas Gerais (queijo, montanhas, doces, dentre outros) com uma aparência totalmente estrangeira.

Sobre a história, citamos uma família estrangeira, a qual ocupou alguns terrenos, depois mais pessoas foram agregando o envolto do lugar.  No passeio de City tour é possível analisar algumas destas  propriedades, que resistem até hoje, algumas glamorosas.


Eu fui de carro, porém para os passeios precisei acionar um guia (R$ 100,00 por casal), pois meu carro não era aconselhável, se você estiver de 4x4 é possível fazer os passeios sem gastar nada.  

No City tour, realizamos a trilha da Pedra Redonda, onde é possível visualizar Minas Gerais de um lado e do outro São Paulo. Sobre a trilha, é puxada só no finalzinho, e é muito bem sinalizada.



Passamos ainda, pelas lojas de chocolates, ouvimos um pouquinho sobre a história do lugar e paramos no alto da serra para assistir o pôr do sol.

A pousada em que ficamos, chamada La Rochella (R$ 600,00 a diária), fica bem no alto, cercada de montanhas. A pousada faz um atendimento exclusivo. A comida, até mesmo lanches eram deliciosos.

O quarto era romântico, relaxante, com banheira, lareira, rodeado de plantas e bem espaçoso. Um pouquinho mais sobre o quarto instagram.com 



Tinha piscina, mas não aproveitamos, devido ao frio. Uma dica é ficar atento às datas. Monte verde é um lugar frio, venta bastante e o final do ano tende a ser chuvoso.

O auge do lugar são as pousadas, não é muito "badalado". A impressão que tive, é que o lugar é perfeito para se distanciar um pouco do mundo.

Se você quer um final de semana off, Monte Verde é ideal. Agora adicionaremos as características de  Campos do Jordão – SP.

 

CAMPOS DO JORDÃO – SP

 

A proposta de Campos do Jordão é  mais cosmopolita. Há várias coisas para se fazer. O setor cultural da cidade é variado e eclético.


No site www.camposdojordao.sp.gov.br é possível acompanhar todos os eventos, acesse e escolha o que estiver dentro de suas datas.

Muitas pessoas me disseram que pretendem passar o Natal na cidade. Fique atento em relação aos protocolos de segurança contra a Covid- 19, provavelmente a cidade vai estar movimentada. Analise com cuidado e considere ir à outra época se for o caso. Viajar é maravilhoso, mas está saudável é melhor ainda.

O que me conquistou em Campos do Jordão foi exatamente esta gama cultural. Percebe-se uma “pegada” de cidade grande com vantagens de um lugar pequeno.


 Pausa para uma dica importante: professores ganham descontos praticamente em todos os eventos, é só apresentar a carteira de trabalho. Estudantes também ganham desconto , mas isso nem vale como dica, todos já sabem.

O que poucos sabem é que há vários hotéis e pousadas, com preços ótimos! Hotéis bem localizados com valores acessíveis.

Como ressaltei é uma cidade pequena, a parte “cool” da cidade fica todinha na Vila Capivari. Todos os barzinhos, além de terem o usual, também seguem o que é de praxe para um local frio, como chocolate quente, fondue, caldos, e um delicioso café (que todo mundo gosta).


Lugares que você não pode deixar de visitar:

 Morro dos elefantes


Museu Felícia Leirner


Palácio Boa Vista  e  Amantikir Jardins 

Se você for, nos dias próximos ao Natal, haverá uma linda decoração te esperando.


Algumas datas são mais acessíveis, porém muitos estabelecimentos ficam fechados em baixa temporada. Tanto em Campos do Jordão como em Monte verde a melhor época para será em julho e/ou final de ano.

Por último um pouquinho de história. Campos do Jordão quase pertenceu a Minas Gerais.  Inácio Caetano Vieira de Carvalho dono de parte deste território defendeu bravamente os  limites da cidade. Conta à lenda que ele escondeu um pequeno tesouro em suas terras, e que nunca foi encontrado. Depois de algum tempo, e muita história, este território ficou conhecido como  Campos do Jordão, mais precisamente em 1944.

 

JÁ SABE QUAL COMBINA MAIS COM VOCÊ?

 

Coloque na balança o que você deseja, se é sossego, escolha Monte Verde. Se prefere fazer passeios e ter mais opções de barzinhos, lojas e shows, certeza que será Campos do Jordão.

Agora se você ama viajar, faça como eu, escolha os dois. Passe o final de semana em Monte Verde e complete a viagem até Campos do Jordão, gastando apenas mais 3 horas. Aconselho ficar mais tempo em Campos do Jordão.

 

DICAS

Fazer escolhas é algo difícil, pois requer de nós confiança em nós mesmos, investimentos em riscos, e é claro aquela incerteza que sempre incomoda a nossa mente. Quando estiver em um dilema, faça uma oração, coloque uma música, e deixe a luz de Cristo iluminar seu caminho.

“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” (Provérbios 16:3).

 

Jaque Viagens 

instagram.com 


 

;

;

;

;

;

;

;

;

;

;

Tags: viagens, Monte Verde , Minas Gerais , Campos do Jordão, São Paulo
 Jaqueline Lima Jaqueline Lima
Jaque Viagens

Sou a Jaqueline. Sou professora de História e quero conhecer cada lugar deste mundo. Irei averiguar o que os livros me apresentaram. Gosto de envolver política, filosofia, arte e religião em meus relatos. Considero importante criticar as esferas que fazem parte do nosso cotidiano. Venha comigo conhecer o mundo por todos os ângulos. Vou te mostrar as histórias dos lugares, informações sobre viagens e dicas para fotos . Veiculações: sábado

Leia também: Caldas Novas e Rio Quente ... dois destinos em um fim de semana