Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Fernando De Noronha: O Lugar Mais Lindo Do Brasil

Publicado em 02/01/2021 - 06:23 Por Jaqueline Lima
destaque
Créditos da imagem: Jaqueline Lima


Como primeiro texto de 2021, quero te apresentar minha experiência em Fernando de Noronha. Escolhi este lugar, porque o considero o lugar mais lindo do Brasil que eu conheço. A ilha é um lugar simples cheio de paz e tranquilidade. Os animais parecem viver em harmonia com o lugar e as praias foram maravilhosamente pintadas por Deus.  



Primeiro um pouquinho de história. Este lugar maravilhoso é um arquipélago do estado de Pernambuco. Já foi usado como prisão comum, prisão para políticos e durante a Segunda Guerra Mundial foi uma base de apoio militar. Em 2001, a UNESCO declara Fernando de Noronha Patrimônio Natural da Humanidade. Com este reconhecimento a área passa a ser obrigatoriamente um lugar de preservação.  



Considerando a sua importância ambiental, acredito que todo brasileiro deveria ter o direito e o dever de conhecer este lugar. Porém, visitar o lugar não é tão acessível. O único ponto negativo que posso citar de Fernando de Noronha é o valor, tudo é extremamente caro.   

É possível conseguir um bom preço nas passagens aéreas e gastos com hospedagens. Gastos com passeios, alimentação, taxas, são imprescindíveis e não haverá muitas opções para realmente economizar. Nem a dica de comprar itens básicos no supermercado, que eu sempre eu sempre indico, poderá ser aplicada como recurso aqui.   

  

HOSPEDAGEM  

Fiquei em uma pousada simples, porém bem localizada, próxima ao “centrinho”. Notei que todas as pousadas são simples, até as mais caras não apresentam luxo exagerado.  

O foco deste lugar é a preservação. Os   habitantes são solícitos e se preocupam em cuidar da forma mais sustentável possível de tudo.   

A entrada de turistas sempre foi controlada. Neste momento de pandemia os protocolos estão sendo seguidos, e o turismo segue na ilha.  

  

LOCALIZAÇÃO  

  
Noronha é um "ovo”, uma pequena ilha.  Se você for uma pessoa animada pode andar praticamente por toda ilha a pé.  

Para mais agilidade poderá alugar uma moto ou um buggy  , também tem a opção de ir de ônibus. Minha pousada ficava na Vila do Trinta, lugar que fica próximo ao “centrinho”.  

  

PASSEIOS  

  

Meu primeiro passeio foi o Ilha Tour.  Algumas pessoas não gostam, pois é demorado e cansativo, mas como vocês sabem, eu sempre gosto do tour. Para mim, na minha dinâmica de viagem, deve ser sempre o primeiro passeio, pois realmente é cansativo, mas te mostra de forma geral o lugar que você está visitando, além de ser uma oportunidade para conseguir dicas. Visitei nestes passeios as principais praias e mirantes, além do Projeto Tamar e o Museu dos Tubarões.  

Realizei ainda o passeio de barco, tem momento para mergulho e é possível encontrar golfinhos pelo caminho. O Ilha Tour e o passeio de barco comprei na Decolar, para os outros dias alugamos um buggy 



Eu amo assistir ao pôr do sol, todos os dias assistimos de um lugar diferente. Para mim, o pôr do sol é um momento para reconhecermos a graça que Deus nos presenteou por mais dia. É lindo perceber que Jesus te sustentou por mais um dia.  


Cada dia é um milagre e Deus encerra com um espetáculo maravilhoso, o pôr do sol.  

Foram momentos maravilhosos e são nestes momentos contemplando a beleza da natureza que minha fé aumenta.   


  

PRAIAS  

  
  

Na minha opinião as melhores praias do Brasil, estão em Fernando de Noronha. A água é morna, a cor esverdeada se misturando com um lindo azul e rochas compõem o cenário das melhores praias.  

Mas como nem todo mundo consegue ficar o tempo todo na praia, é bom ressaltar que todos os passeios são relacionados à praia. Eu amo praia, trilhas, caminhada, porém a quem não goste, se você é uma pessoa mais urbana não planeje ficar muitos dias.  

A praia melhor para banho, foi a do Sueste, o mar é calmo sendo possível encontrar animais como filhotes de tubarão, tartarugas, peixinhos entre outros.  


A mais linda e com várias ondas é a do Sancho, ela já premiada como a praia mais linda do mundo. Para ter acesso , é necessário descer por duas escadas, uma esta dentro de um buraco.



As praias de mais fácil acesso (se você estiver no centrinho) são as praias do Cachorro e a da Conceição, mas cuidado dependendo do momento as ondas podem ser fortes.  


Há várias outras praias lindas, recomendo fazer o Ilha Tour e conhecer um pouquinho de cada uma.  


Praia do Sueste (minha preferida)


  
Praia do Sancho (a mais linda)



Praia do Leão 


 
Praia do Cachorro  



Praia do Cacimba do Padre (preferida dos surfistas)  
  

TAXAS  

São duas taxas que você deve pagar. A primeira é a de preservação ambiental (valor equivalente à quantidade de dias que você vai ficar), pague antes e evite filas; a segunda taxa é um ingresso do Parque Marinho que te permite acesso à algumas praias como a do Sueste e Sancho dentre outras.  

  
  

DICAS  

  
Observe cada pedacinho da natureza e reconheça a grandeza de Deus. Lembrando que, se Ele cuida até das flores, então, certamente cuidará de nós. Assim como Noronha é uma criação perfeita de Deus você também é, então faça como a natureza, que sua existência glorifique a Deus.  

“Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; (Romanos 1:20) 



 

;

;

Tags: Fernando de Noronha, viagens, praias
 Jaqueline Lima Jaqueline Lima
Jaque Viagens

Sou a Jaqueline. Sou professora de História e quero conhecer cada lugar deste mundo. Irei averiguar o que os livros me apresentaram. Gosto de envolver política, filosofia, arte e religião em meus relatos. Considero importante criticar as esferas que fazem parte do nosso cotidiano. Venha comigo conhecer o mundo por todos os ângulos. Vou te mostrar as histórias dos lugares, informações sobre viagens e dicas para fotos . Veiculações: sábado

Leia também: Caldas Novas e Rio Quente ... dois destinos em um fim de semana