Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Você conhece o "Toró de parpite"? Uma ferramenta pra lá de boa prá encontrar soluções para sua empresa!!!

Publicado em 21/09/2021 - 17:29 Por Prof. João Carlos Batista
destaque
Créditos da imagem: https://casadeimagem.com

BRAINSTORMING

Em minas falaríamos da seguinte forma: - Você conhece o "Toró de parpite"? Uma ferramenta pra lá de boa prá encontrar soluções pra sua empresa!!!

- Um dos princípios do programa de qualidade é a geração de novas ideias, e para se obter maior eficácia criou-se o brainstorming (Brain: cérebro + Storm: tempestade), ou seja, tempestade de ideias.

O brainstorming (inventado por Alex Osborn antes da segunda guerra mundial) é, basicamente, uma das técnicas mais simples e efetivas de atingir inovação e criatividade sem perder as vantagens do modelo lógico de pensamento.

COMO FUNCIONA:

1) Definição dos participantes: - Reúne-se um número de pessoas que farão parte do processo, bem acomodadas, com um coordenador e um assistente.


2) Apresentação prévia: - Repassa aos participantes as informações sobre o que é e como funciona o “Brainstorming”, bem como todas as informações sobre o assunto a ser abordado e o objetivo da reunião. Exemplo: A reunião tem por objetivo levantar as possíveis causas (ou levantar as possíveis soluções) de um determinado o problema...


3) Primeira etapa: - Reúne-se os participantes em círculo e solicita-se que cada participante sugira uma ideia por vez, a qual é anotada no “flip chart” ou computador com a tela projetada e voltada para os participantes. Não é permitido pular nenhum participante e é imprescindível respeitar as seguintes regras:


a) Evitar todo tipo de crítica;

b) Apresentar só uma ideia por vez;

c) Registrar absolutamente todas as ideias;

d) Promover o máximo de ideias;

e) Estimular especialmente as ideias extravagantes;

f) Falar do “nós” e não do “eu”;

g) Evitar conflito de interesses;

h) Concentrar a atenção nos problemas e não nas pessoas;

 

Obs.: Nesta etapa não é importante a qualidade das ideias obtidas (própria do pensamento lógico), mas a maior quantidade possível (pensamento criativo).  A avaliação das ideias apresentadas deve ser feita em uma sessão posterior (segunda etapa).


4) Segunda etapa: - Em sessão seguinte os participantes analisam cada uma das ideias obtidas na etapa anterior realizando assim uma avaliação lógica e crítica dos conteúdos, selecionando as melhores ideias e aperfeiçoando-as até que estejam adequadas e bem definidas para sua implantação.

 

Outra técnica utilizada é o brainwriting, originada no Instituto Battelle, em Frankfurt, que funciona como o “brainstorming” com a diferença essencial de que todas as ideias são escritas, trazendo calma e ordem ao processo.

 

A versão mais utilizada é o método 6-3-5 que consiste em que cada participante (idealmente 6), coloquem num papel 3 ideias sobre o tema tratado e cada papel é passado sequencialmente para cada um dos outros 5 participantes que agregam outras 3 ideias em cada folha.

 

Ao finalizar a sessão cada folha terá escrita 18 ideias, totalizando, portanto, 108 ideias a serem analisadas. 


Diante dos resultados, parte-se para o processo de definição de quais ações devem ser implementadas de acordo com a disponibilidade de recursos existentes e a prioridade de cada problema. Sobre isto falaremos no próximo artigo.


Tags: Administração, gestão, empreendedorismo, inovação, liderança, sucesso, competências, gerenciamento, sucesso,
 Prof. João Carlos Batista Prof. João Carlos Batista
Gestão & Empreendedorismo

Apaixonado pelo que faz, estudioso e atuante na área de consultoria empresarial, bem como na área de treinamento, experiência como docente na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Faculdade Metodista Granbery, integrante voluntário do Rotary International, onde atuou como Presidente do Rotary Club Juiz de Fora Norte no ano rotário 2018/2019, fundador e diretor executivo da Treinar Gestão Empresarial e Treinar Escola de Negócios a Distância, dentre outras significativas atuações como gestor em sua carreira profissional, o Prof. João Carlos Batista disponibilizará nesta coluna conteúdo relevante sobre “Gestão & Empreendedorismo”, com dicas, notícias e novidades relacionadas ao mundo empresarial, buscando auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de ideias, projetos, criação, organização, gestão e busca contínua do sucesso de seus empreendimentos. " www.treinarvirtual.com.br "

Leia também: Matriz GUT - Definindo prioridades...