Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Você conhece o PROGRAMA 5S?

Publicado em 07/09/2021 - 02:55 Por Prof. João Carlos Batista
destaque
Créditos da imagem: https://static.wixstatic.com/
Vamos começar a falar um pouco sobre as ferramentas da Qualidade.

Iniciaremos falando sobre o PROGRAMA 5S 5’S.

Gosto de dizer que é a ferramenta utilizada para "arrumar a casa" e preparar pra qualquer implementação de Qualidade dentro das empresas.

É possível eliminar o desperdício utilizando o método “5’S”, surgido no Japão na década de 60.

Foi um dos fatores para a recuperação de empresas japonesas e a base para a implantação do princípio da qualidade total naquele país.

O 5’S é uma filosofia de trabalho que busca promover: organização, limpeza e disciplina na empresa, através da consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo.

O programa 5’S busca:

- Redução de custos
- Prevenção de acidentes
- Satisfação do cliente
- Incentivo à criatividade
- Integração entre as pessoas
- Melhor qualidade de vida

Baseado em cinco princípios caracterizados por palavras japonesas iniciadas com a letra “S”: 

1 - SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO

Ter Senso de Utilização é ser capaz de perceber, apreciar e julgar o que é essencial para a realização do trabalho. Este é o ponto inicial do 5S.

- Separar o que é útil e inútil;

- Descartar (colocar à disposição) tudo aquilo que não precisa. O que é inútil para você pode ser útil para outra pessoa ou departamento;

- Manter no ambiente de trabalho somente o estritamente necessário para o desempenho da função.


2 - SEITON - SENSO DE ORGANIZAÇÃO

O sentido literal de SEITON é "combinação ou arranjo de partes, elementos, peças etc. segundo algum princípio ou método racional".

É a atividade que visa efetuar a arrumação dos objetos, materiais e informações úteis, de maneira funcional, possibilitando acesso rápido e fácil. 

- Manter o material necessário organizado de forma a facilitar a busca e o manuseio. Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar;

- Materiais de uso constante, manter à mão, no local de trabalho;

- Material de uso esporádico, manter guardado em arquivo ou almoxarifado;

- Documentação, se possível, manter arquivadas em meio digital. identificação é indispensável.    


3 - SEISOH - SENSO DE LIMPEZA

Limpar é eliminar a sujeira, inspecionando para descobrir e atacar as fontes de problemas.

A limpeza deve ser encarada como uma oportunidade de inspeção e de reconhecimento do ambiente.

- Manter sua área de trabalho limpa e desimpedida;

- A área mais limpa não é que mais se limpa, e sim a que menos se suja;

- Não suje nem deixe que sujem o ambiente de trabalho, mas se sujar, limpe imediatamente;

- Trabalhar em um ambiente limpo faz bem para a saúde física e mental.


4 - SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIENE

O sentido literal de SEIKETSU é manter as condições de trabalho, físicas e mentais, favoráveis para a saúde. 

Senso de Saúde é a perpetuação dos ganhos obtidos nas atividades dos sensos de utilização, organização e de limpeza, tendo o cuidado para que os estágios já alcançados, não retrocedam. 

- Manter a saúde física e mental, cuidando de sua higiene, aparência e segurança, bem como mantendo tudo arrumado e limpo;

- Respeitar e ser companheiro de seus colegas. Evitar as brincadeiras desagradáveis;

- Manter os banheiros limpos e em condições agradáveis de utilização;

- Falar baixo e moderadamente. Evite atrapalhar o raciocínio de seus colegas.


5 - SHITSUKE - SENSO DE AUTODISCIPLINA

O SHITSUKE é o cumprimento rigoroso daquilo que for estabelecido entre as pessoas, bem como das normas vigentes.

É uma atitude de respeito ao próximo. 

- Conscientização de sua importância pessoal para a manutenção dos princípios do programa 5’s;

- Manter vivos e em constante utilização todos os princípios do programa;

- Cumprir os padrões operacionais, éticos e morais (normas e procedimentos) estabelecidos pela organização.

Tags: Administração, gestão, empreendedorismo, inovação, liderança, sucesso, competências, gerenciamento, sucesso,
 Prof. João Carlos Batista Prof. João Carlos Batista
Gestão & Empreendedorismo

Apaixonado pelo que faz, estudioso e atuante na área de consultoria empresarial, bem como na área de treinamento, experiência como docente na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Faculdade Metodista Granbery, integrante voluntário do Rotary International, onde atuou como Presidente do Rotary Club Juiz de Fora Norte no ano rotário 2018/2019, fundador e diretor executivo da Treinar Gestão Empresarial e Treinar Escola de Negócios a Distância, dentre outras significativas atuações como gestor em sua carreira profissional, o Prof. João Carlos Batista disponibilizará nesta coluna conteúdo relevante sobre “Gestão & Empreendedorismo”, com dicas, notícias e novidades relacionadas ao mundo empresarial, buscando auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de ideias, projetos, criação, organização, gestão e busca contínua do sucesso de seus empreendimentos. " www.treinarvirtual.com.br "

Leia também: Como você define as prioridades dentro de sua empresa?