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Sua empresa está voltada para a "Qualidade"?

Publicado em 21/06/2021 - 12:34 Por Prof. João Carlos Batista
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Créditos da imagem: https://www.sebrae.com.br/
A partir de hoje e nas próximas colunas falaremos de algum imprescindível para as empresas que realmente querem não apenas sobreviver no mercado, mas evoluir, crescer e ter o sucesso desejado.

Inicialmente vamos entender o que é qualidade:

Qualidade é um conceito subjetivo, é o modo de ser, é a propriedade de qualificar os mais diversos serviços, objetos, indivíduos etc. Do latim qualitate. Qualidade está relacionada às percepções de cada indivíduo e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado.

Se o empresário realmente busca ter sucesso, deve colocar a qualidade como ponto central dos negócios e atividades da Organização, disseminando-a em todas as atividades e para todas as pessoas.

Os seguintes princípios constituem a base da qualidade:

- Satisfação dos clientes (internos e externos);
- Gerência participativa;
- Desenvolvimento do Ser Humano;
- Constância de propósitos;
- Aperfeiçoamento contínuo (melhoria contínua);
- Gerência de processos;
- Delegação;
- Disseminação de informações;
- Garantia da qualidade;
- Não aceitação de erros.

Em todo o mundo empregados e empresários tomam consciência de que é preciso ter mais qualidade – eliminando desperdícios e melhorando o ambiente de trabalho.

Neste século uma coisa é muito clara: na política, nos negócios e na convivência entre as pessoas não existe mais lugar para truques, meias verdades e improvisação. 

Somos mais vigilantes e, como consumidores, exigimos cada vez mais qualidade e fazemos valer nossos direitos.

Quem entendeu o sinal dos tempos e investiu em qualidade está fazendo bons negócios. Qualidade gera fidelidade, expansão da clientela, garante mercado e proporciona maiores lucros. Qualidade é para quem quer competir.

Qualidade exige a participação não só da direção como também de todos os colaboradores e parceiros da Organização, sem exceção.

É necessário a mudança da cultura da empresa buscando um clima de cooperação e de responsabilidade para com os resultados da Organização.

Alguns empresários responsáveis por empresas de menor porte acreditam que por não possuírem espantosos recursos como os de uma grande Organização não têm como alcançar os mesmos resultados em um programa de implantação de controle de qualidade. Estão enganados. Na verdade, possuem vantagens.

A primeira vantagem é que são pequenas. Com menos colaboradores, menos níveis de gerência e todos alojados no mesmo local. O líder da pequena empresa pode operar mudanças muito mais rapidamente do que em uma grande Organização.

O que as grandes companhias levam até anos para conseguir, um grupo pequeno e mais ágil pode alcançar em poucos meses.

A segunda vantagem é que o pessoal da pequena empresa está geralmente mais próximo de seus clientes. É comum executivos de grandes empresas ficarem isolados dos clientes por camadas de hierarquia enquanto na pequena empresa o executivo-chefe é o responsável por todos os departamentos da empresa, inclusive vendas, tendo um contato mais próximo e consequentemente uma certa intimidade com o cliente, o que lhe permite estar sempre presente para servir de guia na criação / melhoria de produtos e/ou serviços.

É claro que também existe uma certa desvantagem em relação à organização de grande porte. Enquanto as grandes corporações possuem recursos humanos e financeiros capazes de propiciar a criação de um cargo específico para a gestão de um programa de implantação da qualidade além da contratação de consultorias e treinamentos com empresas renomadas nacional e internacionalmente, a pequena empresa não possui estes recursos de grande porte. 

- Neste caso as micro, pequenas e médias empresas podem buscar consultorias e treinamentos locais, que muitas das vezes possuem valores de investimento acessíveis, negociando a implementação dos processos e ferramentas da qualidade em módulos, e negociando os pagamentos em parcelas que caibam em sus fluxos de caixa.

O importante é que o empresário não se valha do apego às premissas negativas, desculpas e exautação das dificuldades para não startar em caráter de urgência a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade em sua empresa.
Tags: Administração, gestão, empreendedorismo, inovação, liderança, sucesso, competências, gerenciamento, sucesso,
 Prof. João Carlos Batista Prof. João Carlos Batista
Gestão & Empreendedorismo

Apaixonado pelo que faz, estudioso e atuante na área de consultoria empresarial, bem como na área de treinamento, experiência como docente na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Faculdade Metodista Granbery, integrante voluntário do Rotary International, onde atuou como Presidente do Rotary Club Juiz de Fora Norte no ano rotário 2018/2019, fundador e diretor executivo da Treinar Gestão Empresarial e Treinar Escola de Negócios a Distância, dentre outras significativas atuações como gestor em sua carreira profissional, o Prof. João Carlos Batista disponibilizará nesta coluna conteúdo relevante sobre “Gestão & Empreendedorismo”, com dicas, notícias e novidades relacionadas ao mundo empresarial, buscando auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de ideias, projetos, criação, organização, gestão e busca contínua do sucesso de seus empreendimentos. " www.treinarvirtual.com.br "

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