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Seu cliente está satisfeito? Lembre-se: A satisfação do cliente é uma questão de vida ou morte!!!
Publicado em 02/08/2021 - 11:55 Por Prof. João Carlos BatistaSEU CLIENTE ESTÁ SATISFEITO?
É a opinião dele que revela a medida certa da qualidade dos produtos / serviços oferecidos pela empresa.
É de fundamental importância para uma empresa e para o sucesso de seu sistema de gestão da qualidade, a integral satisfação do cliente.
É a opinião dele que revela a medida certa da qualidade dos produtos / serviços oferecidos pela empresa.
É necessário a abertura de um canal de comunicação com o cliente para que possamos avaliar o seu grau de satisfação e a partir disso atuarmos como profissionais competentes na busca da melhoria contínua.
Defina, dentro de seu ramo de atividade, quais os pontos críticos para o atendimento adequado das necessidades e expectativas de seus clientes (conte com o auxílio de seus empregados e consultores empresariais para isso) e pergunte aos mesmos qual o nível de satisfação em relação à sua empresa.
Geralmente não se é possível obter uma pesquisa que afete 100% dos clientes. Devemos definir uma amostra significativa e um canal de comunicação que facilite o feedback.
Atenção, este feedback deve ser de ambas as partes. Se recebermos um feedback do cliente, mas não lhe informarmos que estão sendo tomadas providências (e quais providências) em função dos dados recebidos podemos gerar uma falta de credibilidade e não obtermos resultados em uma segunda pesquisa.
LEMBRE-SE: A SATISFAÇÃO DO CLIENTE É UMA QUESTÃO DE VIDA OU MORTE DA SUA EMPRESA!!!
Imagine-se dono de uma empresa de moda em pleno ano de 2017, fabricando vestidos com o melhor tecido que existe, com linhas de altíssima qualidade, por costureiras muito caprichosas, a um preço baixo, mas modelo “anos 60”.
Você conseguiria, apesar do extremo cuidado com a qualidade intrínseca do produto, atender a expectativa de seus clientes?
Você venderia o suficiente para pagar todos os custos, obter lucro satisfatório e ainda investir no crescimento de sua empresa?
Provavelmente não.
Isto demonstra que não basta apenas se preocupar com a qualidade do produto, mas também, saber se ele atende as expectativas de seu cliente.
É necessário saber se o cliente está satisfeito com o produto ou serviço que você lhe está fornecendo. Caso contrário, correrá o risco de perder este cliente para o concorrente e pagar uma conta muito maior para “tentar” conseguir outro, do que manter o atual.
O custo da insatisfação do cliente é alto. Pesquisas revelam que:
- Apenas 4% dos clientes insatisfeitos reclamam;
- Para cada reclamação recebida, existem 26 outros clientes insatisfeitos;
- Dos clientes insatisfeitos que não reclamam, 65% a 90% jamais voltariam a comprar na mesma empresa;
- Custa cinco vezes mais conseguir um novo cliente do que manter o antigo;
Diante disto responda: - Concorda que vale a pena investir na satisfação das necessidades e expectativas de seus clientes?
- Reitero ainda o convite para que conheçam a TREINAR ESCOLA DE NEGÓCIOS A DISTÂNCIA, e seu respectivo curso intitulado "Formação de Líderes 5.0", que realmente será um divisor de águas para seu futuro, bem como de seus líderes, em relação à busca de resultados positivos e sucesso de sua empresa.
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