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Qual o tamanho de sua resistência às mudanças? Isto pode custar sua empresa!!! Está disposto a pagar?

Publicado em 06/07/2021 - 01:21 Por Prof. João Carlos Batista
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Créditos da imagem: https://mundocarreira.com.br/

Ainda falando da importância da qualidade, qual o tamanho de sua resistência às mudanças necessárias para que possa implementá-la? Isto pode custar sua empresa!!!  Você está disposto a pagar este preço?

Mudar a filosofia de gestão das empresas para a filosofia da Qualidade esbarra em resistências. Este fenômeno é uma questão paradigma.

O fenômeno chamado de “efeito paradigma” , também conhecido atualmente como "crenças limitantes", pode cegar empresários diante de novas oportunidades, fazer que vendedores não percebam novos mercados e que gerentes não considerem novas formas mais eficazes de administrar negócios e pessoas.

As pessoas se aprisionam a uma maneira específica de resolver problemas e tentam fazer isso usando seus próprios paradigmas.

Ao surgir uma nova maneira de fazer as coisas tendem a rejeitá-la por não se enquadrar aos padrões sempre utilizados (e que são tão bons).

Alguns paradigmas que podemos apresentar como exemplo são:

1 – Errar é Humano

Quando as pessoas de uma Organização partem da premissa que errar é humano cria-se permanentemente uma justificativa para todos os erros, falhas, desperdícios, não-qualidade cometidas, já que estes erros são tidos como da natureza humana.

Ora, as pessoas acertam muito mais do que erram. Se isso não fosse verdade o homem já teria desaparecido da face da terra. Consequentemente, este ditado popular pode muito bem ser alterado para um outro muito mais próximo da natureza humana, ou seja: - Acertar é humano.

Aceitando isto valorizamos os acertos de todos na organização, reconhecendo a contribuição de cada um, que certamente é infinitamente superior aos erros cometidos.

Para finalizar, imagine-se em uma mesa de cirurgia, onde você vai ser submetido a uma intervenção cardíaca e pergunta ao médico: - Doutor, existe algum risco?

O médico responde: - Não se preocupe, em cada cinquenta cirurgia somente um paciente morre, afinal, errar é humano.

O que você acha?


2 – Cachorro Velho Não Aprende Novos Truques

As pessoas costumam acreditar que fazem as coisas como fazem porque sempre fizeram assim.  A capacidade de sobrevivência de uma empresa é diretamente proporcional à sua capacidade de se transformar.

Os velhos modos de se fazer as coisas já não satisfazem os clientes. Investir na transformação do pessoal é urgente e importante. Como ser criativo fazendo as mesmas coisas, da mesma forma, durante anos?

A maioria das pessoas são ávidas pela transformação, pela novidade, por fugir da rotina. Independentemente do tempo de empresa ou do cargo ocupado, cachorro velho aprende novos truques sim. É necessário dar oportunidade e exigir resultados.

3 – Santo de Casa Não Faz Milagre

Quando não se reconhece a capacidade do pessoal da organização em transformar a realidade, em identificar e resolver ou inventar uma solução criativa para um problema está havendo um desperdício de toda uma experiência de vida organizacional.

Na gestão pela Qualidade  o maciço investimento na formação e aperfeiçoamento de todos, bem como o reconhecimento e a valorização dos integrantes da organização em relação à capacidade de emitir sugestões para a solução de problemas é o caminho que leva à satisfação dos mesmos e dos clientes, e se constituem em um princípio fundamental, portanto, para a Qualidade, santo de casa faz milagres sim!!!

- Reitero aqui meus agradecimentos especiais ao Prof. Ricardo Mendonça, que há anos contribuiu significativamente para a contextualização do tema Qualidade, abordado em diversos pontos aqui apresentados.

Reitero ainda o convite para que conheçam a TREINAR    ESCOLA    DE    NEGÓCIOS    A    DISTÂNCIA,  e seu respectivo curso intitulado "Formação de Líderes 5.0", que realmente será um divisor de águas para seu futuro, bem como de seus líderes, em relação à busca de resultados positivos e sucesso de sua empresa. 
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Tags: Administração, gestão, empreendedorismo, inovação, liderança, sucesso, competências, gerenciamento, sucesso,
 Prof. João Carlos Batista Prof. João Carlos Batista
Gestão & Empreendedorismo

Apaixonado pelo que faz, estudioso e atuante na área de consultoria empresarial, bem como na área de treinamento, experiência como docente na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Faculdade Metodista Granbery, integrante voluntário do Rotary International, onde atuou como Presidente do Rotary Club Juiz de Fora Norte no ano rotário 2018/2019, fundador e diretor executivo da Treinar Gestão Empresarial e Treinar Escola de Negócios a Distância, dentre outras significativas atuações como gestor em sua carreira profissional, o Prof. João Carlos Batista disponibilizará nesta coluna conteúdo relevante sobre “Gestão & Empreendedorismo”, com dicas, notícias e novidades relacionadas ao mundo empresarial, buscando auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de ideias, projetos, criação, organização, gestão e busca contínua do sucesso de seus empreendimentos. " www.treinarvirtual.com.br "

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