Qual o tamanho de sua resistência às mudanças? Isto pode custar sua empresa!!! Está disposto a pagar?
Publicado em 06/07/2021 - 01:21 Por Prof. João Carlos BatistaAinda falando da importância da qualidade, qual o tamanho de sua resistência às mudanças necessárias para que possa implementá-la? Isto pode custar sua empresa!!! Você está disposto a pagar este preço?
Mudar a filosofia de gestão das empresas para a filosofia da Qualidade esbarra em resistências. Este fenômeno é uma questão paradigma.
O fenômeno chamado de “efeito paradigma” , também conhecido atualmente como "crenças limitantes", pode cegar empresários diante de novas oportunidades, fazer que vendedores não percebam novos mercados e que gerentes não considerem novas formas mais eficazes de administrar negócios e pessoas.
As pessoas se aprisionam a uma maneira específica de resolver problemas e tentam fazer isso usando seus próprios paradigmas.
Ao surgir uma nova maneira de fazer as coisas tendem a rejeitá-la por não se enquadrar aos padrões sempre utilizados (e que são tão bons).
Alguns paradigmas que podemos apresentar como exemplo são:
1 – Errar é Humano
Quando as pessoas de uma Organização partem da premissa que errar é humano cria-se permanentemente uma justificativa para todos os erros, falhas, desperdícios, não-qualidade cometidas, já que estes erros são tidos como da natureza humana.
Ora, as pessoas acertam muito mais do que erram. Se isso não fosse verdade o homem já teria desaparecido da face da terra. Consequentemente, este ditado popular pode muito bem ser alterado para um outro muito mais próximo da natureza humana, ou seja: - Acertar é humano.
Aceitando isto valorizamos os acertos de todos na organização, reconhecendo a contribuição de cada um, que certamente é infinitamente superior aos erros cometidos.
Para finalizar, imagine-se em uma mesa de cirurgia, onde você vai ser submetido a uma intervenção cardíaca e pergunta ao médico: - Doutor, existe algum risco?
O médico responde: - Não se preocupe, em cada cinquenta cirurgia somente um paciente morre, afinal, errar é humano.
O que você acha?
2 – Cachorro Velho Não Aprende Novos Truques
As pessoas costumam acreditar que fazem as coisas como fazem porque sempre fizeram assim. A capacidade de sobrevivência de uma empresa é diretamente proporcional à sua capacidade de se transformar.
Os velhos modos de se fazer as coisas já não satisfazem os clientes. Investir na transformação do pessoal é urgente e importante. Como ser criativo fazendo as mesmas coisas, da mesma forma, durante anos?
A maioria das pessoas são ávidas pela transformação, pela novidade, por fugir da rotina. Independentemente do tempo de empresa ou do cargo ocupado, cachorro velho aprende novos truques sim. É necessário dar oportunidade e exigir resultados.
3 – Santo de Casa Não Faz Milagre
Quando não se reconhece a capacidade do pessoal da organização em transformar a realidade, em identificar e resolver ou inventar uma solução criativa para um problema está havendo um desperdício de toda uma experiência de vida organizacional.
Na gestão pela Qualidade o maciço investimento na formação e aperfeiçoamento de todos, bem como o reconhecimento e a valorização dos integrantes da organização em relação à capacidade de emitir sugestões para a solução de problemas é o caminho que leva à satisfação dos mesmos e dos clientes, e se constituem em um princípio fundamental, portanto, para a Qualidade, santo de casa faz milagres sim!!!